Siga-me no twitter: Marcos_Tadeu_C

terça-feira, 7 de junho de 2011

mail: sitepopular@sitepopular.com.br  
 
Clique leia + 1   2   3   4   5      
                   SP NOTÍCIAS
 
29/03/2006 - Sexo e evasivas abalam o governo Lula, diz jornal. (Jornal da Mídia/Parceiro e BBC Brasil)
Sob o título “Brasil: sexo e evasivas abalam o governo Lula” (Basile: Sesso e tangenti bufera sul governo Lula), o jornal italiano "La Repubblica" destaca em sua edição desta quarta-feira a “telenovela política” que provocou a demissão do ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

O jornal comenta o fato de que no centro do escândalo estava uma casa supostamente usada pelo ministro para reuniões onde se negociavam subornos e onde seriam realizadas festas de confraternização com a presença de prostitutas.

A reportagem do "Repubblica" afirma, porém, que não foi essa a razão que levou à queda de Palocci, afinal “entre as 17h (hora de fechamento dos escritórios) e as 20h (hora do jantar em família), as casas de prostituição estão cheias de clientes”.

“Palocci caiu porque ao tentar defender-se ele usou seu poder para enviar aos jornais a movimentação bancária da pessoa que o acusava, violando o segredo bancário, um dos crimes federais mais sérios no Brasil”, diz a reportagem. “Assim o ex-ministro demonstrou que seu acusador havia recebido pagamentos de alguém, mas também determinou sua própria sentença.”

Em um outro texto, o "Repubblica" destaca o perfil do novo ministro, Guido Mantega, lembrando o fato de ele ter nascido em Gênova, na Itália, e ter mudado ao Brasil com três anos de idade, e também de ter recebido em 2004 uma condecoração das mãos do prefeito de sua cidade natal, Giuseppe Pericu.


Clique e leia matéria na íntegra
 
 
 
27/03/2006 - Palocci pede ao presidente Lula afastamento do cargo. (J.Mídia)
Brasília - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, acaba de pedir afastamento do cargo. Em uma curta nota, divulgada há pouco, a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda informou que "o ministro Antonio Palocci decidiu solicitar ao presidente da República seu afastamento do cargo. O ministro está encaminhando ao presidente Lula carta explicando suas razões".

"O ministro Antonio Palocci Filho decidiu solicitar ao presidente da República seu afastamento do cargo. O ministro está encaminhando ao presidente Lula carta explicando suas razões", diz a nota da Fazenda.

O conteúdo completo da carta será divulgada após a entrega ao presidente. O Palácio do Planalto não soube informar se Lula aceitou o pedido de afastamento.
 
 
 
20/03/2006 - Falsificação de CNH:  Mais dois foram presos pela Polícia Civil de Eunápolis (Da redação SP)
Mais dois que compraram Carteiras de Habilitação falsas foram presos neste domingo (20). Gilberto Cordeiro do Nascimen e José Anastácio de Oliveira adquiriram as carteiras das mãos da quadrilha... Leia mais sobre o caso.
 
 
 
20/03/2006 - Criminalidade: Três homicídios registrados no sul do estado (iBahia/Tv S. Cruz)
Três homicídios já foram registrados em municípios do sul do estado neste fim de semana. Edvaldo dos Santos Filho, de 20 anos, foi assassinado com quatro tiros, por volta das 21h20 de sábado, no bairro Zizo, em Itabuna. Quando a polícia chegou ao local, só encontrou o corpo na rua. Não há pistas sobre a autoria ou motivo do crime.
No bairro Moisés Reis, em Eunápolis, Alex Rodrigues de Oliveira, foi assassinado com dois tiros, por volta das 19h30 de ontem. A polícia está investigando.
Em um morro no centro da cidade de Pau Brasil, Juarez Ferreira Silva, de 18 anos, foi morto com duas facadas, ontem à tarde. Segundo a polícia, o adolescente já tinha várias passagens pela delegacia e não possuía residência fixa. Testemunhas afirmam que o homicídio foi cometido pelo primo da vítima, Denisvaldo Amaral da Silva, motivado por vingança. O crime está sendo investigado pela polícia.
 
 
 
19/03/2006 - Fuga de presos em Prado e Itapebi Bahia (iBahia/Tv S. Cruz)
Duas fugas de presos foram registradas na noite de sábado (18) em municípios do sul do estado. A primeira aconteceu às 18h30, quando fugiram oito dos 23 presos da Cadeia Pública de Prado. O carcereiro estava conduzindo os detentos de volta às celas, após o banho de sol, quando foi rendido. Os presos pegaram as chaves da cadeia e duas armas descarregadas e escaparam tranquilamente. No momento da fuga também se encontrava na delegacia o escrivão, que foi dominado. Os fugitivos são Ageu Silva Souza e Rogério Souza Abreu, acusados de tráfico de drogas; Givaldo Pereira Souza e Hélio Firmino da Conceição, presos por homicídio; Valdinei da Silva Oliveira e Tiago dos Anjos Almeida, presos por furto; e Israel Alves Martins e Marcelo de Almeida Oliveira, presos por assalto. A polícia está efetuando buscas na região, mas até agora nenhum deles foi capturado.
Em Itapebi, por volta das 22h30 de ontem, três dos seis presos da cadeia pública fugiram após serrarem as grades do teto da cela. Apenas o carcereiro se encontraca na delegacia no momento da fuga e ele afirma que não ouviu nada de estranho. Os fugitivos são Gilvan Carvalho dos Santos, preso por estupro, Alessandro Rocha de Jesus, acusado de homicídio e roubo e outro preso conhecido como Val, acusado de tentativa de homicídio. 
 
 
 
19/03/2006 - Motorista também viu Palocci na mansão em Brasília - Do Blog de Josias de Souza na Folha Online
O repórter Leonardo Souza (na Folha, para assinantes), informa: Estimulado pelo depoimento do caseiro Francenildo dos Santos Costa à CPI dos Bingos, o motorista Francisco Chagas da Costa (na foto), 56 anos, resolveu contar, segundo diz, tudo o que viu e ouviu durante os onze meses em que trabalhou para a "república de Ribeirão", formada por ex-assessores do ministro Antonio Palocci (Fazenda) na Prefeitura de Ribeirão Preto.

A exemplo do caseiro, o motorista diz ter visto o ministro "muitas vezes" na casa do Lago Sul alugada por Vladimir Poleto, um dos ex-assessores de Palocci em Ribeirão. A casa foi descrita pelo advogado Rogério Buratti, outro integrante da "república de Ribeirão", como uma central de encontros de lobistas e empresários com negócios de interesse no governo Lula.

Leia trechos da entrevista:

- Quando eles (os integrantes da ’República de Ribeirão’) falavam sobre o ministro Palocci, referiam-se a ele como chefe?
O chefe.

- Sobre o que conversavam quando se referiam ao "chefe"?
Falavam que "o chefe vai hoje na casa". Falavam que tinha que organizar. O Vladimir [Poleto] gostava muito de falar que tinha que acionar a casa, "porque o chefe vai hoje".

- Quando eles falavam em acionar a casa para o "chefe" era dia de semana, final de semana?
Variava muito. Final de semana, meio de semana.

- Eles levavam "o chefe" freqüentemente à casa?
Quase toda semana.

- O ministro, então, mantinha sempre contato com eles?
Com certeza, todos os dias.

- Todos os dias?
Quando estavam aqui, né? O Buratti vinha por um dia só, né? Sempre quando vinha, tinha contato.

- Sempre que o Buratti vinha a Brasília ele se encontrava com Palocci?
Francisco - Quando não se encontravam, se falavam no telefone.

- O sr. presenciou encontros de Palocci com Buratti?
Às vezes em que se encontraram era na casa.

- Quantas vezes eles se encontraram na casa?
Não sei, muitas vezes. Se eu falar dez vezes, quatro vezes, estou mentindo, né? Muitas vezes.

- O sr. viu Palocci na casa?
Eu vi ele entrando na casa. Ele ia de carro.

Folha - Em que carro?
Francisco - Um Peugeot prata, de propriedade do Ralf Barquete.
 
 
 
15/03/2006 - "Mensalão" - Câmara absolve Pedro Henry (Ag. Câmara)
O Plenário aprovou há pouco a absolvição do deputado Pedro Henry (PP-MT), acatando parecer do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Os conselheiros não consideraram procedentes as denúncias de que Henry era um dos responsáveis pela distribuição do "mensalão" no Partido Progressista e que oferecia compensações para deputados trocarem de partido.
Do total de 453 parlamentares votantes, 255 votaram pela absolvição e 176 pela cassação. Houve 2 votos em branco e 20 abstenções.
 
 
 
14/03/2006 - Contas trarão informações sobre qualidade da água (J. da Mídia)
Brasília – A partir de amanhã (15) a conta mensal de água chegará a todos os consumidores com informações sobre a qualidade do produto. A obrigatoriedade foi determinada pelo decreto 5.440/05, elaborado em conjunto pelos ministérios da Justiça, Saúde, Cidades e Meio Ambiente, com a colaboração do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Segundo o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita, nas contas haverá um resumo dos resultados das análises de qualidade da água, como os níveis de cloro e de flúor, a cor, a transparência e a presença de coliformes que revelam contaminação por bactérias. "O cidadão saberá mensalmente o que aconteceu com esses cinco elementos e quais são os padrões aceitos ou exigidos pelos órgãos da saúde", afirmou.

Morishita destacou que quando o consumidor tem acesso à informação, ele passa a conhecer diretamente o serviço que consome e também a acompanhar a qualidade desse serviço. Ele lembrou que desde o ano passado é enviado às residências um relatório anual com informações sobre o tratamento da água, os níveis e a qualidade, além do manancial que formece a água.

Quem não receber na conta essas informações sobre a qualidade da água, acrescentou Morishita, poderá recorrer à empresa distribuidora ou aos órgãos do sistema nacional de defesa do consumidor.
 
 
 
09/03/2006 - 'Rádio Zona' é o nome da emissora das prostitutas de Salvador - (Jornal da Mídia)
Salvador - A rádio das prostitutas e garotas de programa já tem nome. A emissora, que deverá entrar no ainda no início do segundo semestre, será batizada como Rádio Zona. Mas o coordenador da emissora, Sandro Correia, garante que a programação não haverá apologia à prostituição.

"Vamos lutar pela dignidade de profissão, mas a emissora não será utilizada para fazer apologia. A rádio terá programas sobre prostituição, mas pretende promover debates sobre direitos humanos, questões raciais e sociais, tendo como público-alvo inicial as prostitutas e as pessoas marginalizadas da cidade", sustentou Correia.

Para a implantação da Rádio Zona, o Ministério da Cultura destinou R$ 180 mil, que serão investidos imediatamente na compra de equipamentos e na contratação de pessoal. O dinheiro já está na conta da Aprosba (Associação das Prostitutas da Bahia).

Em entrevista à Agência Reuters, Sandro Correia explicou que pretende atingir a paridade no número de garotas de programas e técnicos de radiodifusão dentro da emissora, com o objetivo de melhorar a formação profissional das prostitutas. Não há, entretanto, a pretensão de tirá-las da atual profissão.
 
 
 
07/03/2006 - Bola de fogo abre cratera na Bahia; polícia investiga (Da Agência Estado)
A polícia de Santo Antônio de Jesus, a 184 quilômetros de Salvador, investiga a origem de uma cratera formada no meio da mata, nas imediações da do município. Na noite de ontem, a polícia recebeu várias ligações de moradores assustados, que afirmavam terem visto uma bola de fogo cruzar o céu e atingir a região. Uma nova equipe visitará o local hoje para tentar desvendar o mistério. Alguns moradores menos supersticiosos acreditam que se tratava de um meteoro que pegou fogo ao entrar na atmosfera da Terra.
 
 
 
05/03/2006 - Dinheiro público desperdiçado: Exército ocupa oito favelas do Rio em busca de fuzis roubados
Rio - O Exército dobrou o número de militares envolvidos na operação para recuperar os fuzis roubados do Estabelecimento Central de Transporte (ECT) do Exército, na Zona Norte. Hoje, mais 600 militares foram convocados, inclusive com tropas de Goiânia e Brasília, para ocupar favelas onde poderiam estar escondidos os armamentos, roubados na última sexta-feira (3). Agora são 1.200 homens, já que ontem (4) 600 haviam sido deslocados para o serviço.

De acordo com o responsável pela Comunicação Social do Comando Militar do Leste, coronel Fernando Lemos, oito favelas cariocas de regiões do centro, norte e Leopoldina, estão sendo ocupadas neste momento. São elas Jardim América e Nova Brasília, no Complexo do Alemão; Jacarezinho, Manguinhos e Vila Pinheiro, na Maré; e Caju, Providência e Dendê.

A operação de busca dos armamentos nestas favelas foi desencadeada, segundo o coronel, com base em informações fornecidas pelos serviços de inteligência do Exército e da Secretaria de Segurança, apurações do inquérito militar que investiga o caso e por meio do Disque-denúncia. "As comunidades ocupadas podem mudar a qualquer momento, dependendo da evolução do inquérito. Nós também estamos recebendo muitas informações dos serviços de inteligência e denúncias que, apesar de anônimas, são bastante plausíveis", afirmou.

O militar informou ainda que operação é por tempo indeterminado, até que o armamento roubado seja recuperado. Ele disse que a participação de militares no crime não está descartada, mas que essa possibilidade ainda está sendo investigada pelo Exército.
 
 
 
01/03/2006 - Deu no Blog do Noblat: Coisas da Bahia
Há dois dias, ao passar diante do camarote do ministro Gilberto Gil no Farol da Barra, em Salvador, o músico Carlinhos Brown soltou o verbo contra a separação que o carnaval estabelece entre a grafinada e "o povo da rua".

Chamou a situação de apartheid “escroto“. E cobrou com severidade providências do governo.

No início da madrugada de hoje, Brown voltou atrás. Ao passar novamente com seus músicos em frente ao camarote do ministro, ele se ajoelhou e pediu desculpas pelo que dissera.

No camarote, primeiro Gil riu muito. Depois deu uma chorada básica. Usou de mímica para indicar que perdoara Brown.
 
 
 
23/02/2006 - No dia em que galinha criar dente? Esse dia chegou (Ag. Internacionais)
RIO - Melhor pensar duas vezes antes de prometer que cumprirá algo no dia em que galinha tiver dente. Ela já teve, naturalmente. E voltou a ter, graças a uma pesquisa britânica. Cientistas da Universidade de Manchester manipularam genes de galinha para criar uma variação dentada.
A pesquisa foi possível depois que o bico de uma galinha mutante, morta há cerca de cinco décadas, foi reexaminado, e dentes foram encontrados. A formação deles é similiar à dos dentes dos crocodilos.
- O que descobrimos foram dentes similares àqueles dos crocodilos. Não por acaso, porque as aves são os parentes vivos mais próximos do réptil - disse Mark Ferguson, cientista da universidade.
Os pesquisadores queriam saber se a memória genética da ave - remontando há 80 milhões de anos, quando aves tinham dentes - poderia ser despertada. Então induziram o crescimento em galinhas normais.
Donde que há esperança de que o crescimento de novos dentes poderá vir a ser induzido em seres humanos que os perderam.
A pesquisa foi publicada no periódico "Current Biology".
 
 
 
20/02/2006 - Epidemia: Gripe aviária será transmissível dentro de 18 meses (J. da Mídia)
Londres - O vírus da gripe aviária em sua variante fatal, o H5NI, sofrerá mutações durante os próximos 18 meses e se tornará transmissível entre humanos, colocando em risco a vida de milhares de pessoas, declarou hoje à ANSA o virologista inglês John Oxford.

"Nossa estimativa é de que em 18 meses o vírus letal (da gripe aviária) sofrerá mutações, originando uma forma que permitirá a transmissão dessa doença entre humanos. Não estamos falando de uma década, mas de meses", declarou o cientista da Universidade de Queen's Mary, em Londres.

Para Oxford, um dos poucos especialistas sobre o tema na Grã-Bretanha, o governo trabalhista de Tony Blair colocou em prática "medidas adequadas" para prevenir a gripe aviária, mas admitiu que será "quase impossível" evitar que o vírus chegue ao país.
 
 
 
15/02/2006 - Presos na Bahia `hackers´ envolvidos em golpe milionário - (Correio Bahia)
PF localizou Matheus Feitosa e Bruno Bernardo, em Itabuna, ligados à quadrilha que já roubou mais de R$10 milhões
Acusados de envolvimento numa rede de hackers que vem agindo em vários estados do país, Matheus Skowronski Feitosa, 20 anos, e Bruno Cavalcanti Bernardo, 26, residentes em Itabuna, no sul do estado, foram presos ontem por agentes da Polícia Federal de Ilhéus integrados à chamada Operação Scan. De acordo com estimativas da PF, o golpe já rendeu à quadrilha um montante superior a R$10 milhões.
Em poder de Matheus e Bruno, foram apreendidos diversos computadores, centenas de extratos bancários em nome de vários correntistas e outros documentos utilizados na fraude, já encaminhados para perícia. A megaoperação mobiliza 300 agentes federais encarregados do cumprimento simultâneo de pelo menos 50 mandados de prisão em todo o Brasil e é coordenada pela PF de Campina Grande-PB, quartel-general do bando, segundo o delegado Miguel Senna, da Polícia Federal em Ilhéus.
O bando vem sendo investigado desde março do ano passado, quando foram registradas as primeiras queixas de correntistas lesados. De acordo com a polícia, o líder da quadrilha é um jovem de 19 anos, que colocou seu talento a serviço do crime ao criar um vírus de computador capaz de rastrear dados de clientes de bancos. Sob a inofensiva aparência de e-mail, o programa é disseminado pela internet e promove uma varredura ou rastreamento (scan, em inglês) de informações, como número de conta e senhas eletrônicas das vítimas.
De posse dos dados, os bandidos desviavam dinheiro das contas das vítimas para outras, abertas em nome de terceiros, os chamados "laranjas". Além da Bahia e da Paraíba, a quadrilha possui ramificações em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.
 
 
 
13/02/2006 - Receita Federal suspende 443,3 mil CPFs na Bahia - (Jornal da Mídia)
Salvador - A Receita Federal suspendeu hoje (13) 7.422 milhões de inscrições de CPFs de contribuintes que não entregaram a Declaração de Isento ou a do Imposto de Renda nos dois últimos anos. Na Bahia, perderam o documento um total de 443 mil 325 contribuintes, segundo divulgou agora à tarde a Superintendência da Receita Federal.

A Bahia foi o terceiro estado com maior número de CPFs suspensos - só perdeu para São Paulo, que teve 1,9 milhão, e o Rio de Janeiro, com 688,2 mil. A suspensão do CPF impede o cidadão de abrir conta em bancos, pegar empréstimos no sistema financeiro, dar entrada em passaporte, entre outros inconvenientes. Mas o processo de regularização é relativamente simples.

Por questão de segurança, a Receita Federal não informa quem teve o CPF suspenso. Para saber se isso ocorreu, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet. Clique aqui e confira.

Para regularizar a situação, o contribuinte deve se dirigir a um dos agentes conveniados (Caixa, Banco do Brasil ou Correios), apresentando um documento de identidade e pagar uma taxa de R$ 5,50. No ano passado, esta taxa era de R$ 4,50. De acordo com Joaquim Adir, ela aumentou a pedido dos agentes conveniados.

Balanço - No ano passado foram suspensos 6,4 milhões de CPFs. Com isso, o número de inscrições suspensas desde 1998, quando a Receita criou a Declaração de Isento, subiu para 39,6 milhões. Já o volume de documentos "pendentes de regularização" atingiu 20,6 milhões.

De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, dos 156,7 milhões de CPFs existentes no país, 95 milhões estão regulares. "Quem teve o documento suspenso não deve procurar as unidades da Receita e sim os postos conveniados, onde o interessado poderá fazer o pedido de regularização", explica Adir. Para esse serviço, prestado por Banco Brasil, Caixa Econômica e Correios, o contribuinte pagará taxa de R$ 5,50. Já os contribuintes obrigados a declarar o IR devem entregar as declarações em falta para ter o CPF regularizado.

Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, as suspensões são necessárias para limpar o cadastro do CPF, que existe desde 1969. "A limpeza do cadastro é importante não somente para o contribuinte, como também para o comércio", analisa Adir.
 
 
 
11/02/2006 - Colégios da cidade de Eunápolis têm melhores resultados no Enem (Rodrigo Pimenta de Figueiredo)
Eunápolis aparece em primeiro lugar entre as cidades do extremo sul no desempenho dos alunos que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2005. Na cidade estão tanto a escola pública com a melhor média -CEFET/UNED Eunápolis 59,68 pontos (numa escala de zero a cem)- como a particular, IASC/Rede Pitágoras com 60,54.(Melhor média da região).

Optou-se por classificar o desempenho de acordo com a média das provas objetivas e da redação do Enem porque é o usado para seleção do Prouni (Programa Universidade para Todos), que dá bolsas em instituições de ensino superior particulares.

As informações estão disponíveis desde ontem, mas o MEC . Segundo o ministro Fernando Haddad (Educação), o objetivo não é comparar, mas sim oferecer um guia.
"Nossa proposta é que pais e gestores utilizem o instrumento como uma forma de ajudar a melhorar a qualidade do ensino."

Pelo site www.inep.gov.br, é possível ter acesso às notas no Enem de 18.436 escolas de ensino médio. Em 2005, 2,199 milhões de alunos prestaram o Enem, que não é obrigatório. O exame, em sua oitava edição, foi criado para que o aluno pudesse fazer uma auto-avaliação. Porém, nos últimos anos, a média do Enem tem sido utilizada nos vestibulares.

Para evitar distorções nas médias, o Inep usou um cálculo de correção por participação para que o número de alunos que prestaram o exame por escola não influenciasse na nota.



Resultado do ENEM 2005


Extremo Sul/Bahia


1ª- IASC/Rede Pitágoras Eunápolis 60,54
2º- CEFET/Uned Eunápolis 59,68
3º- Colégio Leon Feffer II Mucuri 58,89
4°- IFA Teixeira de Freitas 56,86
5º- Colégio São João Evangelista Itamaraju 56,34
6º- Escola Cooperativa Teixeira de Freitas Teixeira de Freitas 56,25
7º- Escola Frei Henrique de Coimbra Porto Seguro 55,73
8º- Escola Anísio Texeira Eunápolis 55,32
9º- Colégio Leon Feffer I Mucuri 55,18
10º- Coeduc Eunápolis 53,37

Fonte: INEP

www.inep.gov.br/basica/enem
 
 
 
09/02/2006 - Brasileiro condenado à morte tem perdão negado
Jacarta, 9 fev (EFE).- O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira perdeu nesta quinta seu último recurso para não ser executado em um pelotão de fuzilamento na Indonésia por tráfico de drogas: a clemência do presidente Susilo Bambang Yudhoyono.

A clemência de Bambang Yudhoyono fora pedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O presidente rejeitou a medida e agora o promotor-geral tem a competência para ordenar a execução", informou o ministro da Justiça da Indonésia, Yusril Ihza Mahendra, à imprensa em Jacarta.

Marco foi condenado à morte por um tribunal indonésio em junho de 2004 ao ser declarado culpado de tentar entrar no país com 13,4 kg de cocaína escondidos no estômago em agosto do ano anterior. As apelações à Justiça indonésia foram rejeitadas pela Suprema Corte em janeiro de 2005.

A Indonésia tem uma legislação muito severa com os delitos de tráfico de entorpecentes, que contempla a pena capital para os casos mais graves.

A maioria das aproximadamente 30 pessoas que esperam no corredor da morte no país foi condenada por narcotráfico.
 
 
 
08/02/2006 - Lula segue dieta e não bebe há 40 dias, diz Furlan (BBC)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não bebe há 40 dias, disse nesta quarta-feira o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, em Argel, a capital da Argélia.
"Ele vem seguindo à risca o regime dele, inclusive está abstêmio há cerca de 40 dias", disse Furlan, que, ao lado de outros seis ministros, acompanha Lula em um giro por quatro países africanos.
"Ele só toma coca light e a gente tem que acompanhá-lo", disse ele, rindo.
Furlan disse que "Lula está muito bem-humorado" e que ficou muito contente com o último check-up médico, feito no sábado.
Polêmica
"O médico dele disse que ele está com corpinho de atleta. No teste ergométrico, por exemplo, ele teria dito ao médico 'pode acelerar que eu agüento'."
O ministro disse que Lula emagreceu 12 kg desde o início do regime.
Perguntado se a melhora da forma física seria uma preparação para a campanha presidencial, furlan disse, sorrindo, que não. "É para essa maratona de viagens."
Em maio de 2004 o correspondente do jornal americano The New York Times no Brasil, Larry Rohter, deu início a uma polêmica ao escrever um artigo no qual dizia que o consumo alcoólico do presidente Lula estaria preocupando a população brasileira.
Em represália contra o artigo, o governo brasileiro ameaçou cancelar o visto de Rohter.
Na época, Lula negou ter problemas com o álcool e disse que a reportagem de Rohter era infundada, difamatória e um exemplo de mau jornalismo.
 
 
 
08/02/2006 - Sortudo: Caixa vai pagar apostador que perdeu bilhete premiado (Agência Estado)
A Caixa Econômica Federal (CEF) terá de pagar prêmio no valor de R$ 314 mil referente ao sorteio número 375 da "Sena posterior", ocorrido no dia 28 de maio de 1995, a L. S. O., da Paraíba, mesmo tendo ele perdido o bilhete da aposta.

A decisão é do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que não deu provimento a recurso da Caixa que alegava não ter o apostador comprovado satisfatoriamente ser o titular do recibo premiado, nem ter apresentado o bilhete.

O apostador cravou os 09, 11, 18, 24, 25 e 32. Segundo a defesa, as dezenas foram inspiradas nas datas de nascimento, casamento e outros eventos relacionados à família. Ao ver que havia acertado os números, comunicou à Caixa que era o ganhador, mas que havia perdido o bilhete.

A CEF informou que ele teria prazo de três meses para localizar o bilhete. Como o ganhador não conseguiu fazê-lo, a instituição recusou-se a pagar. O apostador entrou na Justiça com uma ação de pedido de pagamento do prêmio.

Em primeira instância, o pedido foi julgado procedente. O juiz aceitou como provas as datas que se confirmaram ser importantes para o jogador; o fato da casa lotérica garantir que o apostador era cliente do estabelecimento, onde sempre jogava e pagava contas; a própria Caixa ter assegurado que a aposta ganhadora tinha sido feita daquele estabelecimento e por nenhuma outra pessoa ter se apresentado com o recibo comprobatório do bilhete vencedor.

A Caixa recorreu, mas o Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região manteve a primeira decisão, reiterando as razões apresentadas pelo juiz. Inconformada, a CEF apresentou recurso junto ao STF, alegando, entre outras coisas, que não seria pagar o prêmio sem a apresentação do bilhete. Novamente, porém, a instituição não obteve êxito.
 
 
 
06/02/2006 - Fugitivos de Guaratinga são encontrados em Trancoso  (Maria Eduarda Toralles - A Tarde)
Dois dos cinco presos que fugiram na última sexta-feira da cadeia pública de Guaratinga, no Extremo Sul do Estado, foram recapturados na Praia de Trancoso, na tarde de domingo.

Policiais que faziam ronda na praia reconheceram Tulielton Almeida Araújo, 18, acusado de furto e Antonio de Jesus, 24. Os dois estavam na areia tomando sol. Os outros três - Gilson Rodrigues Filho, Fabiano Celestino Filho e Areni de Jesus – continuam foragidos.

O carcereiro foi rendido pelos cinco presos por volta das 21h de sexta-feira, quando levava remédio para um detento. Ele foi surpreendido ao abrir a grade de acesso às celas. Os cinco presos estavam escondidos na sala de visitas.
 
 
 
04/02/2006 - Vitória da Conquista - Vereador é assassinado na Ceasa.  (Por Jucelino Souza - A Tarde)
VITÓRIA DA CONQUISTA – O vereador pelo PSB Genecy Ferreira dos Santos, 32 anos, foi assassinado a tiros por volta das 11h45 de ontem, a poucos metros do módulo policial da Central de Abastecimento (Ceasa). Depois de atirar três vezes na cabeça da vítima o criminoso fugiu, aproveitando o grande movimento na feira livre.

Santos tinha uma barraca de cereais na Ceasa e foi abordado quando estava indo ao banheiro. Testemunhas afirmam que um homem o chamou dizendo que seu veículo estava sendo roubado. Não houve tempo para defesa, conta outra testemunha. A polícia trabalha com a hipótese de crime político, por causa de divergências entre executivo e legislativo de Anagé, a 560 quilômetros de Salvador, onde Santos ocupava uma cadeira na Mesa Diretora da Câmara.
 
 
 
03/02/2006 - OAB quer abertura de caixa-preta do Judiciário baiano
Brasília, 03/02/2006 - "O Tribunal de Justiça da Bahia precisa abrir a verdadeira caixa-preta que se tornou as contas do Judiciário, enxugar os custos, acabar com privilégios, evitar desperdícios com mordomias e aplicar os recursos na melhoria do atendimento à população". A afirmação foi feita hoje (03) pelo presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Bahia, Dinailton Oliveira, ao garantir o apoio da entidade à aprovação da sindicância do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Tribunal de Justiça baiano, como forma até de dar respostas à sociedade baiana sobre o elevado custo da Justiça para os cofres públicos estaduais.

"Queremos maior transparência, saber onde os recursos estão sendo aplicados; queremos um TJ transparente para que consigamos até buscar uma negociação política com o Executivo para as mudanças estruturais necessárias", ressaltou Dinailton, lembrando que o índice de repasse de recursos do Executivo para o Judiciário está bem próximo da média nacional, que é de 5,1% do orçamento geral. Segundo ele, os advogados ficaram surpresos quando souberam que o repasse chegava a 4,7%. “Então, o problema não é de falta de verbas. Há, sim, investimentos mal dirigidos durante anos, que não serão solucionados de uma hora para outra", afirmou Dinailton.

De acordo com o presidente da OAB, não adianta investir na construção de fóruns em todo o interior se não há recursos humanos. "Não tem servidor, então, não vai funcionar. Não tem juiz. É o caso de Itabuna: tem fórum, mas não funciona. Em Serra Dourada, os funcionários eram contratados pela prefeitura e o Ministério Público entrou com ação e todos foram devolvidos ao município. Temos nos posicionado contra essa situação, porque queremos que o Judiciário funcione para toda a população, não para uma casta de privilegiados".

Para o presidente da Seccional da OAB da Bahia, a questão é que a Justiça baiana é ineficiente, não tem estrutura compatível com as necessidades da sociedade, mas gasta excessivamente com mordomias e nepotismo, e perde recursos com a corrupção. "Corrupção, nepotismo, é isso o que vemos hoje e são coisas que ofende a todos nós. Não queremos isso. Queremos um Judiciário que atenda aos interesses da sociedade. Temos que discutir essa questão do inchaço dos cargos comissionados, por exemplo, o que, para mim, é uma forma de gastar mal o dinheiro da Justiça. E o nepotismo também está aí. Precisa racionalizar os gastos, porque dinheiro existe", sustentou Dinailton Oliveira.

Outra questão que o presidente da OAB-BA pretende ver esclarecida com a sindicância do Conselho Nacional de Justiça é a do desvio de comportamento de alguns magistrados. "Queremos a apuração do processo da troca de presentes por votos. Essa denúncia existe, tanto que há uma desembargadora que devolveu um anel. Não acreditamos que todos receberam para votar, mas queremos apurar tudo nessa sindicância que virá do CNJ", disse. "Não podemos desconhecer desvio de comportamento de magistrados ou de quem quer que seja. Um magistrado, para benefício da sociedade, tem que ser uma pessoa íntegra; um juiz hoje ganha bem e não podemos em absoluto aceitar desvio de comportamento", concluiu.
 
 
 
31/01/2006 - UNEB reúne artistas baianos na inauguração do Foyer da Reitoria
Obras de arte como pinturas e esculturas de artistas baianos ganham novo espaço para exposição a 
partir de amanhã (quarta-feira), com a inauguração do Foyer da Reitoria, um espaço dedicado à arte 
dentro da reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no campus I, Rua Silveira Martins, 
bairro do Cabula, em Salvador.
A vernissage acontece às 18 horas, com a presença do reitor Lourisvaldo Valentim da Silva
 e dirigentes da UNEB, a comunidade artística da Bahia e convidados. Entre os expositores 
estão artistas consagrados como Enoch, Vera Maranhão, Rose Fernandes, Waldo Robatto,
 Luiz Neto (da UNEB), Marco Menezes, Anna Georgina e Rose Shenenkel, que já participaram 
de várias exposições no Brasil e no exterior.
A coordenação do evento é do professor Luiz Firmino Soares Neto, do curso de Desenho 
Industrial da UNEB, e as obras ficarão expostas até o final de fevereiro.  Criado para ser 
um espaço dinâmico e criativo, o Foyer vai abrigar também outros eventos artísticos.
Podem ser agendadas entrevistas com o reitor Lourisvaldo Valentim no turno da tarde (8808-1087) 
ou informações com  prof. Luiz Neto 3341-0836 / 8131-5845.
 
 
 
30/01/2006 - Estudantes divulgam campanha contra Coca-Cola no Fórum Social
Caracas (Venezuela) - A Assembléia Mundial dos Movimentos Sociais terminou ontem (29) definindo algumas das principais ações a serem priorizadas pelas entidades da sociedade civil de todo o mundo em 2006. Mas também deu espaço para a manifestações setoriais, que muitas vezes não são eleitas como prioritárias. Um dos movimentos que aproveitou o espaço para divulgar suas ações no ano foi o de estudantes norte-americanos contra a Coca-Cola. "Parem a Coca-Cola Assassina!" é a campanha que eles promovem este ano.

Os estudantes acusam a Coca-Cola de envolvimento no assassinato de sindicalistas na Colômbia. A empresa também estaria aliada a ações contra os trabalhadores em países como a Indonésia e a Turquia. Um dos representantes do movimento presentes ao 6º Fórum Social Mundial, Max Toth, conta que nos Estados Unidos a mobilização dos estudantes já conseguiu realizar acordos com diversas universidades, em cujo espaço passa agora a ser proibido vender os refrigerantes da empresa.

Entre os centros de educação onde a Coca-Cola passou a ser vetada estariam as universidades de Nova York, Michigan, Rockers, em Nova Jersey, Santa Clara, na Califórnia, além de várias outras faculdades menores nos EUA e centros de educação superior na Inglaterra, Irlanda e Canadá.

"Sabemos que as outras campanhas que são apresentadas no fórum são importantes, só aproveitamos o espaço para apresentar também a nossa", diz Ariana Flores, representante do movimento "Students Against Sweat Shops" (estudantes contra as lojas de "sofrimento" - trocadilho com sweet shops, lojas de doce, comuns em escolas).
 
 
 
23/01/2006 - Porto Seguro: Acidente deixa 30 feridos. (A Tarde On LIne)
O choque entre cinco veículos deixou 30 pessoas feridas no domingo, 22, na orla de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. O acidente ocorreu por volta das 15 horas e envolveu um celta, um Siena e três ônibus de duas empresas de turismo.

Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu quando um celta, conduzido por uma turista que tentava estacionar na frente do hotel onde estava hospedada, se chocou com o ônibus de Turismo da CVC, que passava pelo local no momento.

Outro ônibus, da empresa Porto Seguro, seguia atrás e bateu no fundo do veículo da CVC, que foi jogado para a pista lateral, batendo em outro veículo da mesma empresa. Com o impacto, o ônibus da Porto Seguro se chocou com um poste de iluminação.

Dois motoristas, que ainda não tiveram a identidade revelada, estão em estado grave. Todos os outros envolvidos receberam atendimento de urgência no local e depois foram encaminhados para o Hospital do município.

O acidente provocou um congestionamento de cerca de cinco quilômetros na orla de Porto Seguro. A Polícia Militar ainda não informou quem foi o responsável pelo acidente. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia da cidade.
 
 
 
23/01/2006 - Corruptos e incompetentes (Corr. Brasiliense)
Dizem que certo político brasileiro foi visitar Bento XVI. No final da audiência, o papa põe a mão no bolso e diz: "Espere um instantinho que eu vou te dar um terço…" E o político, de chofre: "Só aceito se for a metade".
- E um velho deputado finalmente foi julgado por corrupção. Do tribunal, o advogado liga e diz: "A justiça foi feita, doutor". E ele: "Apele imediatamente, então".
Essas piadinhas não surgem em vão - embora estereótipo seja algo simplista, que envolve aspectos confusos.
Mas agora foi divulgada uma pesquisa, feita a pedido do Fórum Econômico Mundial de Davos, que comprova: os políticos são extremamente malvistos pela sociedade. Não importa o lugar. O trabalho foi realizado em 60 países, com 50 mil pessoas. Sabem qual foi o resultado? Mais de 60% dos entrevistados consideram os políticos desonestos. Outros 49% acreditam que político não tem ética. E 45% os classificam como incompetentes.
E por que nossos representantes no Executivo e no Legislativo são, na visão desses entrevistados, desonestos, sem ética e incompetentes?
Ora, comecemos pelos vereadores. Para a maioria desses edis, a função é um mero emprego, que permite por tabela empregar parentes e aderentes. O voto que lhes levou a tal lugar é pago com pequenas benesses. Na hora de aprovar as contas de uma gestão, o prefeito lhes paga, estimulando a pequenina corrupção que não escandaliza.
Nas assembléias, há deputados que representam apenas os municípios de origem ou interesse de grupos sociais. No Congresso, há parlamentares exclusivamente a serviço do seu grupo social. Outros, para votar algum projeto de lei, independentemente da relevância, exigem (e desgraçadamente recebem) "incentivos" do Executivo - perpetuando a corrupção.
Daí porque o combate à corrupção na política poderia começar pela redução do número de políticos. No caso das câmaras municipais, o melhor seria a extinção. Nas esferas estadual e federal, bastaria a redução de representantes no Legislativo. E fiquem certos de que a democracia não estaria em risco. Há outros instrumentos jurídicos e sociais, como conselhos, associações de bairros, ONGs e Ministério Público, para fiscalizar as ações do Executivo e, quem sabe, até propor leis.
Renato Ferraz
 
 
 
19/01/2006 - Fazenda será reintegrada à Veracel (A Tarde)
As cerca de 120 famílias de trabalhadores rurais, ligadas à Federação de Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag), permanecem na Fazenda Água Vermelha, de propriedade da empresa Veracel, em Santa Cruz Cabrália (a 507 quilômetros de Salvador).

O juiz Afrânio de Andrade Filho concedeu liminar de reintegração de posse da Água Vermelha, mas a decisão ainda não foi cumprida pela Polícia Militar.

De acordo com Wellington dos Santos, delegado sindical da Fetag em Eunápolis, o objetivo da ocupação é pressionar para que a empresa cumpra o seu objetivo social para com a região. Santos informou que ainda não foi comunicado sobre a reintegração de posse. A área foi ocupada no dia 29 de dezembro do ano passado.
 
 
 
18/01/2006 - Eunápolis terá em breve a sua unidade do CEASA.   (SECOM)
O Município de Eunápolis terá em breve a sua unidade do CEASA. A decisão para sua criação foi posta em pauta durante encontro que contou com a participação de entidades diversas, entre Ongs, direção de estabelecimentos bancários, representantes dos governos municipal, estadual e federal.
O governo da Renovação, Robério Oliveira, que traçou suas metas para o ano de 2006, priorizou a instalação do CEASA em Eunápolis como de suma importância para o desenvolvimento local e regional, já que servirá de ponto de apoio para os municípios da 8a. região. É o  caso do pescado proveniente dos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália que terá um local certo para a sua comercialização. É o caso também da produção agrícola e do mamão que concentrados farão gerar emprego e renda, se tornando assim em mais uma opção para  o franco desenvolvimento sócio-econômico do município eunapolitano.
 
 
 
17/01/2006 - Faixa presidencial com pedrinhas de brilhante (Josias de Souza)
"Uma semana depois de divulgar edital para compra de uma nova faixa presidencial, o Cerimonial do Planalto recuou. Suspendeu a licitação. Não desistiu da compra. Não, não, absolutamente. Apenas fará ajustes no projeto.
O anterior, orçado em R$ 38 mil, previa a confecção de uma faixa chiquérrima. O brasão que simboliza as Armas Nacionais seria bordado com fios de ouro 18 quilates. Decerto mandarão agora grudar pedrinhas de brilhante no lugar das 27 estrelas que representam os Estados e o Distrito Federal."
 
 
 
17/01/2006 - Seguranças da Presidência também defendem o poder à base de canivete ( Ricardo Noblat)
"Você sabia que os seguranças da Presidência também defendem o poder à base de canivete? Pois é, o Palácio do Planalto determinou a compra de 144 porta-canivetes suíços para serem usados pelos seguranças de Lula e do vice José Alencar. A propósito, como a temporada é de compras, a Presidência da República está encomendando ainda flores nobres, tropicais e do campo para adornar as salas do poder. Vai gastar 47.600 reais."
 
 
 
16/01/2006 - Jornalistas que não possuem diploma de curso superior não poderão mais exercer legalmente a profissão
Os profissionais que não possuem diploma de curso superior de Jornalismo e, por força de decisão judicial, têm registro precário, não poderão mais exercer legalmente a profissão. A declaração de invalidade desse tipo de registro está na Portaria nº 3/2006, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), publicada hoje (16) no Diário Oficial da União.
A decisão do MTE cumpre o acórdão da Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que, em 26 de outubro de 2005, cassou a sentença da 16ª Vara Federal de São Paulo, em 2001, determinando a não exigência de diploma superior de Jornalismo para obtenção do registro profissional.
Agora as Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs)  irão intimar individualmente, por via postal com aviso de recebimento, os profissionais que tiveram o registro precário declarado inválido. De acordo com a Portaria, as DRTs devem fiscalizar o exercício da profissão de jornalista nos termos do Decreto Lei nº 972, de 1969 – que exige o diploma – e dar prosseguimento aos processos relativos aos autos de infração, suspensos por força da sentença da 16ª Vara Federal de São Paulo.  
 
 
 
11/01/2006 - Bahia começa a exportar mamão para os Estados Unidos
Mucuri (BA) - O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gabriel Alves Maciel, participa hoje (10), no município de Mucuri, no extremo-sul da Bahia, da entrega do primeiro certificado de habilitação de empresas baianas para exportação de mamão papaya para os Estados Unidos.Durante a cerimônia, na fazenda Bello Fruit, que contará com a participação do governador Paulo Souto e do secretário de Agricultura, Pedro Barbosa, será inaugurado o packing house (área de processamento pós-colheita), o primeiro do Nordeste com credenciamento oficial.

A liberação para a Bahia foi publicada no Federal Register, o boletim oficial do governo norte-americano, em dezembro último, após a aceitação do sistema de redução de risco (sistems approach) para moscas das frutas desenvolvido pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e adotado nos pomares de mamão do extremo sul do estado.

Segundo o diretor de defesa sanitária vegetal da Adab, Cássio Peixoto, o sistema prevê o acompanhamento da cultura desde a primeira frutificação até seu destino final, incluindo o controle de todos os procedimentos de manejo cultural, monitoramento de pragas, colheita, transporte e beneficiamento dos frutos, visando garantir sanidade e segurança quarentenária para comercialização no mercado externo.

Com 1,6 milhão de toneladas anuais da fruta, o Brasil é o maior produtor mundial, seguido pelo México (950 mil t) e Nigéria (750 mil t). O estado da Bahia participa com 55% da produção brasileira, cultivando 15,4 mil hectares, distribuídos por 16 municípios. O extremo sul do estado já exporta mamão para a Europa e a previsão é de que as vendas para os EUA se aproximem das 50 mil toneladas até o final deste ano.
 
 
 
09/01/2006 - PF vai a Belo Horizonte ouvir mais depoimentos sobre Valério
Brasília – Viajam amanhã (10) a para Belo Horizonte dois dos delegados da Polícia Federal que investigam se houve um esquema de compra de votos no Congresso Nacional. O objetivo é iniciar uma nova rodada de depoimentos. Prachiteles Praxedes e Pedro Ribeiro devem permanecer por uma semana na cidade, que sedia as agências de publicidade do empresário Marcos Valério de Souza, um dos suspeitos.

Na capital mineira, a polícia deve dar prosseguimento às investigações de possível esquema de corrupção na Central Elétrica Furnas para beneficiar o Partido dos Trabalhadores (PT). A denúncia foi feita pelo deputado cassado, Roberto Jefferson.

Em junho do ano passado, o presidente Lula ordenou o afastamento de três diretores de Furnas: Dimas Fabiano Toledo (diretor de Planejamento e Engenharia), Rodrigo Botelho Campos (diretor de Gestão) e José Roberto Cesaroni Cury (diretor financeiro). No dia 14 de outubro passado, a polícia federal apreendeu documentos casa, no sítio e no escritório de Dimas Toledo.

Ao todo, cinco inquéritos investigam as denúncias feitas no decorrer de 2005, iniciadas pelas afirmações do ex-funcionário dos Correios Maurício Marinho e por Roberto Jefferson. As empresas IRB, Correios e Furnas possuem inquéritos específicos. Também estão sendo investigadas a rede formada para a suposta distribuição de "mensalão" e a utilização de caixa 2, em 1998, na campanha a reeleição ao governo de Minas Gerais, de Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Hoje pela manhã, os delegados se reuniram com o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. Segundo a polícia, foi uma reunião de trabalho para fazer um balanço das investigações da polícia já que o inquérito sobre compra de votos é presidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ter, entre os suspeitos, nomes de parlamentares.
 
 
 
03/01/2006 - Proibição do uso de pneu reformado em moto já está em vigor
Brasília - Já está em vigor a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê a proibição do uso de pneus reformados em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos, assim como rodas que apresentem quebras, trincas e deformações. A proibição do uso de pneus reformados, que estava suspensa por outra resolução do Contran, voltou a vigorar desde o primeiro dia deste ano. A suspensão da proibição não foi prorrogada devido à inexistência de regulamento técnico que comprove a segurança do uso de pneu reformado em moto.

De acordo com a nova determinação, o descumprimento da lei implicará em multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e ainda a retenção do veículo para regularização. A medida visa à segurança no trânsito e à diminuição dos números de acidentes e de vítimas.

No Brasil são registrados anualmente cerca 1,5 milhão de acidentes, que resultam na morte de 34 mil pessoas e em 400 mil feridas. Isso representa uma média de 80 mortes e mil pessoas feridas por dia. A atual frota brasileira chega a quase 42 milhões de veículos - desse total cerca de 6,7 milhões são motocicletas.
 
 
 
26/12/2005 - Parlamentares deverão receber oito salários em três meses  
Brasília - Oito salários de R$ 12.842,20 em três meses. Somados aos seis salários a que cada deputado e senador tem direito nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, os parlamentares ganharão ainda mais dois pagamentos pela convocação extraordinária, um no início e outro no final dos trabalhos, somando uma renda de R$ 102 mil em 90 dias.

A convocação do Congresso, neste ano, gerou custos de R$ 95 milhões aos cofres públicos. Para o mês de trabalho – 16 de janeiro a 14 de fevereiro –, a pauta da Câmara prevê a apreciação de 65 matérias.

Desde 1995 tramita na Câmara a proposta de emenda constitucional (PEC-14) que reduz o recesso parlamentar para apenas 30 dias ao ano – e não três meses, como acontece hoje. Pela proposta, o funcionamento do Legislativo seria de 1º de fevereiro a 31 de dezembro.

A esta emenda constitucional foram anexadas outras propostas sobre o mesmo assunto, já aprovadas na Comissão de Constituição de Justiça e pela Comissão Especial de Mérito. Falta apenas a votação em plenário e cabe ao presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), incluir a matéria na Ordem do Dia. Desde que assumiu a presidência, Aldo Rebelo tem compartilhado esta responsabilidade com os líderes dos partidos.

Também está na pauta da convocação extraordinária a PEC 347 de 1996 que proíbe o recesso parlamentar antes da aprovação do Orçamento Geral da União para o ano seguinte. Constitucionalmente, isso já ocorre com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Na pauta constam outras emendas constitucionais, como a que acaba com a verticalização das coligações partidárias, a da reforma tributária, a que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a da reforma política e a que muda o rito das medidas provisórias.
 
 
 
24/12/2005 - Mamão do extremo sul da Bahia para norte-americano (Correio/BA - Pedro Carvalho)
 
A Bahia é o maior produtor nacional de mamão, respondendo por cerca de 50% do total com 780 mil toneladas ao ano.
Os produtores de mamão papaia do extremo sul da Bahia já podem exportar a fruta para o mercado norte-americano, depois de três anos de negociações entre o Ministério da Agricultura brasileiro (Mapa) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O Brasil é o maior produtor mundial de mamão, com 1,6 milhão de toneladas anuais, e a Bahia é o maior produtor nacional, respondendo por cerca 50% do total, com 780 mil toneladas ao ano. A expectativa é que, com o acordo, os EUA importem, já em 2006, cerca de 49 mil toneladas do produto do estado. A conquista do novo mercado deve possibilitar a criação de pelo menos mil empregos diretos e três mil indiretos.
Inicialmente, serão habilitadas nove propriedades da região. Os fiscais do Ministério de Agricultura farão treinamentos nas propriedades, de forma a se adequarem aos procedimentos de exportação de papaia para os Estados Unidos. Segundo informações do Mapa, além de autorizar a ampliação da área, o governo norte-americano acatou a proposta do Brasil de reduzir de 49 para 48 graus a temperatura utilizada no tratamento térmico das frutas a serem exportadas.
A habilitação foi possível porque o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos aceitou o sistema de mitigação de risco (Systems Aproach) para mosca-das-frutas adotado nas áreas dos pomares de mamão no extremo sul. A praga é a principal barreira daquele mercado para importação de frutas. "A ampliação da área autorizada a exportar é resultado de um trabalho técnico-científico realizado por órgãos de pesquisa e as agências de defesa agropecuária", afirmou o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Mapa, Girabis Evangelista. Além da Bahia, o Rio Grande do Norte também foi autorizado.
O diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Cássio Peixoto, informou que o órgão desenvolveu ações para garantir qualidade ao produto, como controle fitossanitário, análise de risco de pragas e análise de resíduos de defensivos agrícolas. Ele destacou as vantagens de preço proporcionadas pela exportação. O valor médio da caixa de mamão, com 3,5kg, por exemplo, deve chegar aos EUA por U$8,5, mais de R$20, enquanto que no mercado interno a mesma quantidade é vendida por cerca de R$1,62.
A Bahia conta hoje com mais de 15,4 mil hectares cultivados com o mamão, distribuídos em 16 municípios. A região extremo sul, principal produtora, já exporta a fruta para a Europa, Canadá e extremo-oriente. A cultura gera cerca de 10 mil empregos diretos e 15 mil indiretos, e a expectativa é que com a abertura desse mercado, sejam criados mais mil empregos diretos e três mil indiretos.
 
 
 
22/12/2005 - Para oposição, hoje ficou claro que o mensalão existe
Brasília – Para os parlamentares da oposição, a apresentação da segunda prestação de contas do relator da CPMI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), deixou claro o esquema de corrupção para pagar deputados da base aliada.

"Hoje ficou claro que o 'mensalão' existe sob diversas formas. Estamos diante de um esquema de corrupção que começou nos órgãos públicos e terminou nesta Casa", afirmou o deputado Eduardo Paes (PSDB-SP).

O deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) disse que a constatação do pagamento do 'mensalão' foi "a maior conquista das investigações conduzidas pela CPMI". Sub-relator da comissão, ACM Neto disse que até abril pretende demonstrar que os fundos de pensão, além do erário público e empresas privadas, também abasteciam o chamado "Valerioduto".

Segundo ele, muitas pessoas que apareceram no esquema de Marcos Valério também começam a aparecer nas investigações sobre os fundos de pensão. Ele citou como exemplo as empresas Guaranhuns, Bônus-Banval e o Banco Rural.
 
 
 
16/12/2005 - Telefone fixo pré-pago estará disponível em janeiro
Brasília – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou um novo modelo de telefone fixo pré-pago. A partir de janeiro de 2006 as empresas devem começar oferecer o serviço para os consumidores. No Acesso Individual Classe Especial, chamado de Aice, o valor da assinatura básica será de R$ 16,32 sem impostos (cerca de R$ 22 com impostos). Atualmente a assinatura básica está em torno de R$ 40, com impostos.

O minuto tem o mesmo preço do telefone residencial, mas a cada ligação será cobrada uma tarifa complementar de R$ 0,13. Para instalar a linha o consumidor não pode ter outro telefone funcionando em casa e o limite é de uma unidade por domicílio. A tarifa de habilitação é de R$ 76,50. Com o telefone é possível usar os mesmo serviços do telefone residencial, como ligar para celular e fazer interurbanos. A exceção é que não é possível receber chamadas a cobrar.

A nova opção é dirigida principalmente às famílias com renda entre 2 a 5 salários mínimos. "O foco do Aice é a inclusão social na telefonia para classes de baixa renda", afirma o presidente interino da Anatel, Plínio Aguiar. A expectativa é de que em dois anos 4,5 milhões de pessoas que não têm acesso à telefonia sejam incluídas no mercado.

De acordo com o superintendente de serviços públicos da Anatel, Marcos Bafutto, a vantagem do telefone fixo pré-pago é que os gastos com a conta podem ser controlados. A nova opção representa economia para as famílias que falam até uma hora por mês. "A principal vantagem se dá no pré-pagamento, é um produto onde se pode controlar o gasto e tem uma assinatura mais barata".
 
 
 
14/12/2005 - Censura Judicial.
O juiz titular da 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo determinou, na sexta-feira, que a Folha se abstenha de publicar notícias sobre práticas de espionagem adotadas no passado recente pela Brasil Telecom contra uma concorrente, a Telecom Italia, por meio de empresa multinacional especializada em "investigações empresariais", a Kroll.
Como o escândalo foi noticiado por este jornal em julho do ano passado, a proibição alcança 165 páginas mantidas pela Folha em seu endereço na internet, a Folha Online. Esse material foi removido da rede, em obediência a uma decisão que a Folha cumpre inconformada e da qual vai recorrer em juízo.
A Constituição assegura o direito do público de livre acesso às informações, respondendo cada um, a posteriori, pelos eventuais abusos cometidos em nome da liberdade de expressão. Embora sob pretexto de assegurar o sigilo do processo em andamento na Justiça, a decisão do magistrado excede em larga medida tal propósito. Trata-se de inequívoco ato de censura à imprensa, ainda agravada, no caso, pelo inusitado decreto: apagar arquivos já publicados.
Preocupa a freqüência e a desenvoltura com que magistrados vêm exarando sentenças semelhantes, em ostensivo descaso para com o que manda a Constituição. As suspeitas que cercam a atividade nebulosa das telefônicas no Brasil deveriam recomendar mais transparência, não menos. Os escândalos que têm agitado a vida política nacional desde junho passado também.
Confiamos que a instância superior corrija prontamente o erro, sob risco de vermos emergir um simulacro da época stalinista, período em que era hábito não só censurar a imprensa, como em toda ditadura, mas até mesmo reescrever os registros históricos do passado.
 
 
 
13/12/2005 - Lula decide aumentar o salário mínimo para R$340
Brasília - O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, disse, em entrevista à Agência Brasil que o valor do salário mínimo deve ficar em torno de R$ 340,00, no orçamento para o próximo ano. De acordo com o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "baterá o martelo" em reunião que terá esta semana com os ministros da área e representantes das centrais sindicais. Paulo Bernardo afirmou que as contas feitas pelo governo e pelo relator do projeto orçamentário, deputado Carlito Merss (PT/SC), apontam para este valor.

"O presidente quer dar o maior valor possível para o salário mínimo, mas é importante que ele seja compatível com a situação das nossas contas", disse o ministro. O governo está estudando formas de ampliar a previsão de recursos especialmente para o Ministério da Previdência, que sente mais o peso do aumento do mínimo. "Temos que arrumar recursos, mas acho que dá para termos alguma coisa perto de R$ 340,00", comentou.

A reestimativa de receita acrescentará R$ 10 bilhões à previsão de arrecadação de impostos em 2006. Mas, além do reajuste do salário mínimo, existem "pressões" para incluir na peça orçamentária que, somadas, chegam perto de R$ 25 bilhões. Os governadores querem incluir no texto a previsão de ressarcimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) estadual. A chamada Lei Kandir isenta as empresas exportadoras desse imposto, mas prevê que a União deve compensar parte desse valor aos estados.

Há ainda a expectativa de que a tabela do imposto seja reajustada de acordo com a inflação, além da pressão dos servidores públicos que pedem aumento de salário. "O relator vai ter que adotar uma posição de equilíbrio para poder atender um pouco de todas as reivindicações
 
 
 
12/12/2005 - CGU impõe ‘mordaça’ interna     (Da coluna de Cláudio Humberto)
A Controladoria-Geral da União ameaça processar servidor que denuncie irregularidades na Justiça. Analistas e técnicos consideram inconstitucional o que a CGU chama de “abuso de poder”. O clima é de terror, diz analista da CGU-PR, que apontou “partidarismo” na “Operação Confraria”: prefeituras petistas de Vitória, BH, Recife e Belém receberam verbas da Caixa, mas as obras não saíram do papel e tudo ficou por isso mesmo.
 
 
 
10/12/2005 - Brasileiro esfaqueia 6 pessoas em Lisboa ''a pedido de Deus'' (Agência Lusa)
Lisboa - Um cidadão brasileiro esfaqueou hoje de manhã em Lisboa seis pessoas - quatro mulheres e dois homens -, alegando ter cometido as agressões "a pedido de Deus", disse à agência Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Segundo o oficial de serviço da PSP, o incidente ocorreu entre as 10:30 e as 11:00 de hoje na zona da Avenida da República.

"Um homem de vinte poucos anos estava no meio da rua a falar, picando com um canivete as pessoas que passavam na ocasião, tendo atingido quatro mulheres e dois homens nas costas e pescoço", explicou a mesma fonte.

As vítimas foram transportadas para os hospitais Curry Cabral e S. José, onde receberam tratamento, tendo algumas necessitado de levar alguns pontos nas zonas afetadas.

As seis pessoas já tiveram alta e já se encontram em casa, segundo o oficial de serviço da PSP. O cidadão brasileiro foi detido no local, tendo sido já hoje presente a tribunal.

De acordo com a mesma fonte, o indivíduo alegou no momento da detenção que recebeu um aviso sobre o regresso de Deus à Terra e que tinha atacado as pessoas a seu pedido.
 
 
 
09/12/2005  - Cientistas alertam para riscos do paracetamol  (BBC)
Cientistas lançaram um alerta a respeito dos riscos que o paracetamol traz para a saúde depois que foi divulgado que o analgésico se tornou a principal causa de insuficiência hepática nos Estados Unidos.
A proporção de problemas no fígado causados pelo paracetamol chegou a 51% do total em 2003, segundo pesquisa divulgada pela revista científica New Scientist.

Em 1998, esta proporção era de 28%.
 
 
 
07/12/2005 - Já deveria está na cadeia: Relator da CPI dos Correios defende prisão de Marcos Valério  
BRASÍLIA - O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), defendeu há pouco a prisão do empresário Marcos Valério, acusado de ser o operador do suposto esquema de 'mensalão'. Em reunião com delegados da Polícia Federal, Serraglio pediu uma postura ''mais enérgica'' da PF em relação ao empresário, que estaria modificando documentos e balanços de suas empresas para atrapalhar as investigações da polícia e da CPI. Questionado se defendia a prisão de Valério, o relator disse que ''quem está atrapalhando as investigações deve sim ser preso''.
Serraglio e o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), que também participou da reunião, vão apresentar nesta tarde - em horário ainda não definido - informações sobre o destino de R$ 4,9 milhões que teriam sido repassados por Valério ao PT. O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares utilizou esse montante para justificar o repasse de R$ 1 milhão à Coteminas, empresa do vice-presidente da República, José Alencar. Essa transferência teria servido para pagar a confecção de camisetas. (Ag. Câmara)
 
 
 
06/12/2005 - Robério vence Dapé no processo 25296 e é confirmado prefeito de Eunápolis
A batalha judicial que já se estendia há quase um ano entre o prefeito de Eunápolis José Robério Batista de Oliveira e seu opositor Paulo Ernesto Ribeiro da Silva finalmente chegou ao fim. O TSE reconheceu a legitimidade do resultado das eleições que consagrou Robério prefeito de Eunápolis Bahia.
Julgamento em 06/12/2005
O Tribunal, por maioria, conheceu dos Recursos e aos mesmos negou provimento e deles não conheceu, no que voltado ao revolvimento da prova, nos termos do voto do Relator. Vencido o Ministro Cesar Rocha. Votaram com o Relator os Ministros Gomes de Barros, Caputo Bastos, Marcelo Ribeiro e Gilmar Mendes.
Clique aqui e leia o processo.
Clique na foto para ampliar
 
 
 
Veja as faixas 1 2 3 4 5 6 7 8
05/12/2005 - Madeireiros e caixoteiros protestam contra a Veracel Celulose
Eunápolis amanheceu ornamentada de faixas de protestos contra a Veracel.
A polêmica gira em torno do fornecimento de madeiras para os fabricantes de caixotes e madeireiras. A veracel está oferecendo às empresas uma certa quantidade de madeiras; insuficiente, segundo os empresários.
O clima não é amigável entre as partes. Os empresários do ramo madeireiro dos municípios de Itabela e Eunápolis irão promover, ainda esta semana,  uma grande manifestação reivindicando a quantidade de matéria prima bastante às suas necessidades.
A Veracel Celulose S/A publicou no dia 03/12 a seguinte nota: A Veracel, atendendo à solicitação dos produtores de embalagens de frutas, vem informar que, a partir de 1° de dezembro de 2005, passou a vender madeira de eucalipto diretamente às serrarias cadastradas. Tal mudança beneficiará mais de 20 pequenas serrarias, por meio do fornecimento direto da matéria-prima a preços inferiores.

A Veracel fornecerá, nas quantidades adequadas, a madeira necessária para a continuidade da produção de embalagens, garantindo a operação dessas serrarias e a manutenção de centenas de empregos na região.

Além disso, para incentivar a melhoria do setor, a Veracel está elaborando uma proposta, prevendo um programa de parceria entre as serrarias e as instituições de desenvolvimento da pequena empresa (SEBRAE) e de treinamento de mão de obra (SENAC/SENAI), assim como órgãos do Governo, com o objetivo de implantar melhorias tecnológicas, aumentar a agregação de valor ao produto, capacitar pessoal e fontes de financiamento para implantação de um programa, abrangendo desde o plantio para o auto-suprimento de madeira das serrarias até o aumento da eficiência industrial das mesmas.

Coerente com a sua política de sustentabilidade, a Veracel continua apoiando este segmento importante da região, gerador de emprego e de renda, fortalecendo ações que possam garantir o desempenho econômico da atividade produtora de embalagens de frutas, observando princípios legais, sociais e ambientais.

Eunápolis, 3 de dezembro de 2005

Veracel Celulose S/A
 
Veja as faixas 1 2 3 4 5 6 7 8
 
 
 
05/12/2005 - JUCEB procederá cancelamento de Empresas
O Plenário da Junta Comercial do Estado da Bahia - JUCEB, em sessão de 22/11/2005, consoante as disposições contidas no artigo 60 da Lei Federal n.º 8.934/94, no artigos 32 inciso II, alínea “h” e 48 do Decreto n.º 1.800/96 e na Instrução Normativa n.º. 72 de 28 de dezembro de 1998 do Departamento Nacional de Registro do Comércio - DNRC, torna público que a Junta procederá o cancelamento de Empresários e Sociedades Empresárias inativos, assim considerados aqueles que não procederam a qualquer arquivamento no período de 10 (dez) anos contados a partir de 31.12. 94, nos termos do presente Edital.
 
 
 
03/12/2005 - Assalto a banco causa pânico no centro de Uruçuca (Correio)
Armados de metralhadoras, bandidos assaltaram agência do Bradesco, fizeram três reféns e trocaram tiros com a PM.
Numa ação que vem se constituindo em rotina no interior do estado, o centro de Uruçuca, município do litoral sul do estado a 405km de Salvador, foi o cenário de momentos de terror ontem pela manhã quando nove homens armados de metralhadoras assaltaram o Banco Bradesco, de onde levaram R$30 mil. Acionada, a Polícia Militar tentou encurralar a quadrilha e houve confronto, do qual três pessoas saíram feridas, dentre elas, um dos assaltantes.
Como aconteceu na maioria dos assaltos praticados em municípios baianos este ano, tendo alguns sido praticamente sitiados por quadrilhas, os bandidos fugiram levando reféns. Um agente público lotado na delegacia local, o gerente da agência e um cliente foram libertados na saída da cidade. Acusado de envolvimento com o grupo, um homem está preso na sede da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Ilhéus), mas alega inocência.
De acordo com a delegada Argimária Freitas de Souza Soares, titular de Uruçuca, antes de atacarem a agência bancária, cinco dos assaltantes foram à delegacia, renderam um agente público que estava de plantão e o utilizaram como escudo no assalto ao banco. Para obrigarem o gerente a abrir o cofre, os bandidos ameaçavam metralhar o funcionário público e os clientes que se encontravam no local. No exato momento em que a ação se desenrolava na agência, uma guarnição da PM chegou ao local e teve início um cerrado tiroteio.
Pânico - O pânico se estabeleceu. Em meio a gritos e correrias, dois clientes e um dos criminosos terminaram sendo baleados de raspão. Após fazer mais dois reféns (o gerente e um cliente da agência), os bandidos fugiram em direção a Ilhéus usando um Fiat Uno vermelho, um Volkswagen Golf prata e uma Ford Ranger branca com placa de Alagoinhas-BA.
A Ranger foi abandonada na BR-101, entre os povoados de Rio do Braço e Banco do Pedro. Estava com os vidros estilhaçados e apresentava manchas de sangue internamente, confirmando a suspeita de que um dos assaltantes fora ferido no tiroteio.
Acusado de integrar o grupo, o foragido da Justiça goiana Ednilson Faria Navarro, 30 anos, foi preso em uma pousada de Uruçuca. Segundo a delegada Argimária Freitas, ele possui mandado de prisão preventiva por crimes contra o patrimônio.
A polícia acredita que Ednilson seja o responsável pelo suporte e logística das ações executadas pelo bando. De acordo com informações, o Golf usado por uma parte dos bandidos foi visto em seu poder pouco antes do assalto.
Recolhido à carceragem da 7ª Coorpin, Ednilson já foi interrogado pelo coordenador, delegado Jorge Luís Santos, mas nega qualquer ligação com o grupo. Até a noite, a polícia continuava à caça dos assaltantes.
 
 
 
02/12/2005 - Cão clonado é considerado a invenção mais espetacular do ano
A criação de um cientista "antiético" foi considerada a invenção mais espetacular do ano. Snuppy, o primeiro cão clonado do mundo, recebeu o destaque principal na seleção anual da revista norte-americana Time, em edição que foi às bancas hoje.

O cachorro é obra da equipe do sul-coreano Woo-Suk Hwang, demitido na semana passada do cargo de chefe do Centro Mundial de Células-Tronco, após admitir uso de óvulos de funcionárias de seu laboratório. O pesquisador também causou grande impacto mundial neste ano ao criar linhagens de células, desenvolvidas a partir células-tronco.

Snuppy é da raça galgo afegão, foi originado de uma célula retirada da orelha e nasceu de uma cadela da raça labrador retriever. Em sua "invenção", Hwang extraiu 1.095 óvulos de mais de cem doadores e transferiu de 5 a 12 embriões em cada uma das 123 mães de aluguel. Dessas, apenas três engravidaram. O primeiro a nascer, de cesariana, e o único que sobreviveu foi Snuppy. O anúncio foi feito em agosto último.

O primeiro mamífero clonado foi a ovelha Dolly, em 1996, pela equipe do escocês Ian Wilmut. Depois, vieram ratos, bois, porcos, coelhos, cavalos e mais recentemente gatos.

As outras 31 invenções que podem mudar a sociedade, segundo a Time, foram:

 
  • Virgin Atlantic GlobalFlyer
    Desenvolvido por Burt Rutan, o avião fez a volta ao mundo sem parar nem reabastecer em março. Percorreu 37 mil quilômetros em 67 horas, duas minutos e 38 segundos. Mais informações: globalflyer.com

     

  • Triciclo Shift
    As rodas de trás dessa moderna bike, denvolvida na Universidade de Purdue (Indiana, EUA), juntam-se ou separam-se conforme a velocidade ou o desequilíbrio. Mais informações: designapkin.com

     

  • Câmera de vídeo descartável
    O equipamento, produzido pela Pure Digital Technologies, tem lente 3.5, monitor LCD, botão para ver a última gravação, opção para apagar trechos e memória para gravar 20 minutos.

     

  • SeaLife DC500
    Essa câmera fotográfica subaquática mede 9 cm x 14 cm, pesa 500 gramas e capta imagens em alta definição, ideal para ambiente de pouca luz. Mais informações: sealife-cameras.com

     

  • Roupa de fibra de coco
    O tecido é ideal para o esporte: absorvente suor e odor e protege dos raios ultravioleta. Mais informações: traptek.com e cannondale.com

     

  • Pele artificial
    O pesquisador Takao Someya, da Universidade de Tóquio, criou um plástico resistente, fino e flexível com o qual os robôs poderiam sentir pressão e temperatura. Mais informações: www.ntech.t.u.-tokyo.ac.jp

     

  • Papel à prova d'água
    Como muitas invenções, esta também foi criada acidentalmente. Para desenvolver um plástico de revestimento, a química Sally Ramsey foi enxugar seu laboratório com papel e descobriu um material resistente à água em que é fácil ser escrito. Mais informações: ecologycoatings.com

     

  • AntWorks
    Aquário para formigas, em que a terra e a areia são substituídas por gel transparente que contém todos os nutrientes para elas. Mais informações: fascinations.com

     

  • Teclado dobrável
    O Hand Roll é revestido de silicone, pesa 1 kg, tem 61 teclas e pode ser tocado por 15 horas com quatro pilhas AA. Mais informações: www.yamano-music.com

     

  • Raquete de tênis que não deforma
    Dois magnetos em cantos opostos impedem que os fios da raquete se deformem com facilidade, o que acontece com freqüência durante um jogo de alto nível. Alguns tenistas profissionais já usam a tecnologia. Mais informações: www.fischer-tennis.com

     

  • Lentes para esportistas
    As lentes de contato avermelhadas da Nike filtram a luz azul, reduzem a claridade e melhoram a visão de objetos rápidos. Jogadores de beisebol já utilizam a tecnologia. Já as lentes de cores verdes acinzentadas oferecem mais noção de curvas e distâncias em ambiente verde. O fenômeno do golfe feminino, a americana Michelle Wie, já usa a novidade. Mais informações: nikevision.com e bauschlomb.com

     

  • Pneu sem ar
    No lugar de ar, o equipamento da Michelin tem tiras de poliuretano, que ligam a borracha à roda e que absorvem impacto. É usado em algumas cadeiras de roda e veículos militares, mas ainda é muito barulhento para automóveis. Mais informações: michelinman.com

     

  • Moto à hidrogênio
    A máquina atinge apenas 80 km/h, mas seu motor é silencioso e percorre 160 km com 140 gramas de hidrogênio (cerca de US$ 4). Mais informações: envbike.com

     

  • i-Unit
    O veículo parece uma mistura de cadeira de rodas e carro. Segundo a Toyota, serve como extensão do corpo. Mais informações: www.toyota.co.jp/en/news/04/1203_1e.html

     

  • LandRollers
    Esses patins, com rodas bem grandes e anguladas para dentro, dão mais equilíbrio, principalmente em superfícies acidentadas. Mais informações: lankroller.com

     

  • Prancha de surfe aerada
    Feita de fibras de carbono com alumínio em forma de colméia, essa prancha tem um mecanismo para manter o ar dentro e a água fora. É mais rápida, 30% mais leve e mais fexível. Mais informações: hydroepic.com

     

  • Prancha de bodybording Taloa 3
    Equilíbrio entre polipropileno e carbono possibilita durabilidade e flexibilidade para as condições extremas da onda. Mais informações: moreybodyboards.com

     

  • Barraca sem hastes
    No lugar de hastes de carbono ou alumínio, a barraca tem compartimentos infláveis. Mais informações: nemoequipment.com

     

  • Robô dançarino
    O Partner Ballroom Dance tem 1,65 m de altura e sensores que "prevêem" os próximos passos do parceiro e não tem pés para você pisar. Mais informações: www.irs.mech.tohoku.ac.jp/top.html

     

  • Tartarugas dançarinas
    As tartaruguinhas (três cabem na palma da sua mão) dançam e apostam corrida. Para acioná-las é só pressionar seu casco. Mais informações: takaratoys.co.jp (somente em japonês)

     

  • ApriAlpha
    Esse robô recnhece vozes vindas de diferentes locais e fixa sua câmera digital na direção da voz. Também pode identificar uma pessoa na multidão pela roupa e pelo corpo e segui-la. Mais informações: www.toshiba.co.jp/about/press/2005_05/pr2001.htm

     

  • Nuvo
    O robozinho de 38 cm pode dançar, tocar música, responder a inúmeros estímulos, tirar fotos e enviar por e-mail e até cumprimentar com aperto de mão. É ótima companhia. Mais informações: nuvo.jp

     

  • iCat
    O robô tem 13 motores elétricos que lhe garentem inúmeras expressões faciais, conforme ordens de seu dono. Pode ser conectado à Internet ou à TV. Mais informações: www.hitec-projects.com/icat

     

  • HAL
    O Hybrid Assistive Limb é um exoesqueleto que ajuda pessoas com deficiência física a fazer movimentos. Mais informações: sanlab.kz.tsukuba.ac.jp

     

  • LifeStraw
    O pedaço de cano, com sete tipos de filtro, custa cerca de US$ 3 e pode filtrar 700 litros de água. Mais informações: lifestraw.com

     

  • ClearRx
    Essa embalagem de remédio foi concebida por um estudante de arte e é mais prático porque as cores diferem um medicamento do outro, os rótulos ficam de cabeça para baixo e trazem no alto as informações mais importantes, como dosagem e freqüência. Mais informações: designforall.target.com

     

  • Tendão artificial
    Parece uma toalhinha bordada, mas é feito de poliéster e é implantado entre os ossos e os músculos em uma cirurgia de junção dos ombros. Ele permite uma recuperação mais rápida e menos dolorosa. Mais informações: ellisdev.co.uk

     

  • ELI
    Dispositivo acoplado em aparelhos de surdez facilita o uso de celular por pessoas com dificuldade de audição. Mais informações: elihearing.com, starkey.com

     

  • PSP
    O PlayStation portátil é do tamanho de uma caixa de óculos, mas com um visor generoso. Além de games, é possível assistir a filmes, navegar na Web e serve com álbum de fotos e aparelho de som. Mais informações: www.playstation.com

     

  • Corda inteligente
    O Smart Rope contém fibras de metal que conduzem eletricidade e alerta o usuário em caso de excesso de peso. Fundamental para bombeiros e alpinistas. Mais informações: squid-labs.com

     

  • Despertador inteligente
    O SleepTraker evita uma das coisas mais irritantes da vida: acordar de um sono profundo. O relógio de pulso tem um sensor que só dispara o alarme no sono leve. Mais informações: sleptracker.com

  •  
     
     
    01/12/2005 - Roubo via Internet: PF desarticula quadrilha especializada em crimes pela Internet  (JM)
    A Polícia Federal desencadeou na manhã de hoje (1º) a Operação Ponto Com, com o objetivo de desarticular organização especializada em crimes pela internet. Mais de 280 policiais federais nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná foram mobilizados para cumprir 45 mandados de prisão, 63 mandados de busca e um mandado de apreensão de menor.

    De acordo com o delegado Gabriel Madruga, da Delegacia de Repreensão a Crimes Fazedáios, a Polícia Federal, em Porto Alegre e região metropolitana foram já pessoas 17 pessoas. As outras prisões foram feitas em Santa Catarina e Paraná, com envolvidos procurados também em São Paulo e Salvador. A quebra do sigilo bancário, autorizada pela Justiça, revela um prejuízo estimado em R$ 1 milhão por mês para o sistema financeiro nacional. Segundo as investigações, a quadrilha já vinha atuando há pelo menos um ano.

    O líder da organização criminosa, um homem de 43 anos, atuava em Novo Hamburgo, a 45 quilômetros da capital, também foi preso. O delegado disse que as investigações, iniciadas há cinco meses, revelaram que o esquema criminoso se baseava no envio de mensagens eletrônicas que direcionam internautas desavisados a programas espiões que capturam senhas bancárias. De posse das senhas, os criminosos acessavam as contas das vítimas e transferiam o dinheiro para contas de "laranjas".

    Outro destino do dinheiro furtado eletronicamente era o pagamento de títulos e contas, como de telefone, luz e água, além de multas de trânsito. Os criminosos ainda negociavam com hackers (piratas da eletrônica) as listas de endereços eletrônicos para os quais eram encaminhados os programas espiões (também conhecidos como key loggers) e as mensagens de spam. Os boletos bancários para pagamento e as contas de "laranjas" para a realização das transferências, por sua vez, eram angariados por outros membros da quadrilha, que muitas vezes também se encarregavam de ir até o banco sacar o dinheiro e repassá-lo ao hacker.

    Os envolvidos deverão ser indiciados pela prática dos crimes de furto qualificado, receptação, formação de quadrilha e de interceptação de informática não autorizada. As penas somadas variam de cinco a 15 anos de reclusão e multa.
     
     
     
    30/11/2005 - José Dirceu é cassado pela Câmara dos Deputados.  Votação 293 a 192.
    Brasília - O deputado federal José Dirceu (PT-SP) teve o seu mandato cassado pela Câmara dos Deputados.Foto: ABr Às 0h01 a votação dos parlamentares chegou a 257 votos favoráveis à cassação do petista. Esse era o quórum mínimo para a aprovação pelo plenário do relatório do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) apresentado ao Conselho de Ética. No momento da decisão, 179 deputados haviam votado contra a cassação. Com a decisão, Dirceu não pode se candidatar a cargos políticos pelos próximos dez anos.
    Clique na foto par ampliar
     
     
     
     
    © 2005 - 2006 Sitepopular.com.br Todos os direitos reservados

    mail: sitepopular@sitepopular.com.br
     
    Clique leia + 1   2   3   4  
     
    09/11/05 - Manifestantes estendem bandeiras e fazem ''beijaço'' homossexual diante do Congresso - AgBR
    Brasília - Cerca de 300 gays e lésbicas estenderam bandeiras gigantes com as cores do arco-íris em frente ao Congresso Nacional. Eles participam do 12º Encontro de Gays, Lésbicas e Transgêneros, que vai de hoje (8) até sexta-feira (11) na Câmara dos Deputados.

    Os manifestantes pedem o fim do preconceito e a legalização do casamento homossexual. Além de estender as bandeiras, os homossexuais trocam beijos apaixonados no gramado do Congresso. Um dos coordenadores do movimento, Marcos Paulo, diz que a manifestação – que ganhou o apelido de "beijaço" – é uma forma de protesto pelo fato de a novela América, da Rede Globo, não ter transmitido o beijo entre dois personagens homossexuais que tinham destaque em sua trama.

    De acordo com Marcos Paulo, a autora da trama, Glória Perez, escreveu a cena do beijo, mas esta foi
    Wilson Dias/ABr - Clique para ampliarcensurada pela direção da Rede Globo. "Como não teve o beijo dos atores na novela, vamos mostrar beijos com pessoas reais e que se amam", sintetizou o coordenador.

    A Associação Brasileira dos Homossexuais estima que 10% da população do país se compõe de gays e lésbicas.
     
    Clique na imagem para ampliar
     
     
     
    07/11/05 - Bush defende implantação da Alca no último discurso que fez no Brasil   -  Carolina Pimentel  Ag. BR
    Brasília - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, falou sobre a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) no último discurso que fez no Brasil. Segundo o líder norte-americano, os Estados Unidos querem "aliviar as dívidas das nações mais pobres" e "criar oportunidades" em todo o continente americano, mas isso só será possível com um "amplo acordo comercial".

    Para Bush, a Alca será uma forma do continente americano competir com a China e a Índia. Ele disse ainda que gostou da conversa que teve com o presidente Lula para tornar a proposta uma "realidade".

    O presidente norte-americano falou também sobre a rodada de Doha, reunião comercial entre diversos países marcada para dezembro em Hong Kong. De acordo com ele, o êxito da rodada irá abrir mercados para os países em desenvolvimento e retirará milhões de pessoas da pobreza. "Precisamos levar as negociações de Doha ao êxito. Há muito em jogo e todos vão ganhar", afirmou para uma platéia de empresários, ministros e empresários.

    Bush afirmou ainda que concorda com Lula de que é preciso reduzir os subsídios agrícolas. De acordo com ele, os Estados Unidos apresentaram à Organização Mundial do Comércio (OMC) uma proposta "ambiciosa" de diminuir drasticamente os subsídios em uma primeira fase e eliminá-los em um período de 15 anos. "Os países que adotam o comércio livre se desenvolvem com mais facilidade que aqueles que adotam o protecionismo."

    Antes, em outro discurso, Bush havia condicionado a diminuição dos subsídios agrícolas norte-americanos à diminuição desses subsídios na Europa.
     
     
     
    04/11/05 - Alceu Valença faz show e protesto contra Bush nas ruas de Brasília
    Sinval Neto Do CorreioWeb
    O cantor e compositor Alceu Valença se juntou aos grupos insatisfeitos com a visita de George W. Bush Paulo de Araujo/CB - Clique para ampliarao Brasil em Brasília. Um dia antes de se apresentar no Minas Tênis Clube, no show Encontro de Gerações, o músico decidiu protestar contra os atos do presidente norte-americano. O artista foi até a Rodoviária do Plano Piloto e, de cima de um trio-elétrico, cantou uma música feita especialmente para o homem que ordenou a invasão do Iraque. Segundo a letra do forró do “rala-bush”, enquanto o americano “brinca de guerra, Alceu brinca de fazer neném”.

    Com sua arte e irreverência, o músico conseguiu chamar a atenção de quem passava pelo local. Muitos pararam para assistir e logo cantaram em coro o refrão da música. Segundo Alceu, o protesto foi uma maneira de mostrar indignação. “Essa guerra no Iraque é uma coisa execrável. Além disso, os Estados Unidos não respeitam o meio ambiente e estão destruindo o planeta”, declarou.

    A manifestação foi organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), juntamente com movimentos estudantis. Segundo um diretores da CUT, Afonso Magalhães, Alceu ficou sabendo do ato e procurou o diretório para se aliar aos protestos.

    Além de música e protesto, os manifestantes recolheram assinaturas pedindo que haja uma punição ao presidente americano pelas mortes ocorridas no Iraque. “Ele cometeu diversos crimes contra a humanidade”, disse Magalhães.

    O advogado Domingos Batista, de 80 anos, passou pelo local na hora do protesto e decidiu assinar o documento. “Ele (Bush) tem que ser punido pelo genocídio que já provocou até agora. Além de matar diversos iraquianos, ele também mata seu próprio povo, pois milhares de soldados americanos já morreram por causa dessa guerra tola”, disse.

    Veja a letra do "forró rala-Bush":

    Oh, Bush, Bush, Bush
    O que é que o Bush tem
    O Bush faz a guerra
    Que vamos fazer, meu bem?

    O Bush quer petróleo
    Não respeita o ambiente
    Não assina protocolo
    De Kioto, minha gente

    Eu prefiro o "Rala Bucho"
    Pois com ele me dou bem
    O cowboy brinca de guerra
    Brinco de fazer neném


    (paródia de Alceu Valença)
     
     
     
    04/11/05 - Manifestantes anti-Bush incendeiam prédios na Argentina
    MAR DEL PLATA, Argentina (Reuters) - Manifestantes de partidos de esquerda, anarquistas e organizações estudantis incendiaram na sexta-feira um banco e lojas na cidade argentina de Mar del Plata, onde acontece uma cúpula de presidentes com a presença de George W. Bush.
    Com seus rostos cobertos, os manifestantes queimaram uma tela de nylon com as cores da bandeira dos Estados Unidos, mas quando tentaram se aproximar das valas de segurança que isolam a área da cúpula, EFE - Clique para ampliarforam rapidamente reprimidos com gás lacrimogêneo lançado pela polícia, e se dispersaram.
    Na sua fuga, começaram a destruir as lojas e prédios comerciais que encontravam pela frente. Incendiaram uma sucursal do Banco de Galicia, uma loja da Telefónica e da operadora de telefonia celular CTI Móvil.
    Também destruíram um posto de gasolina da Repsol YPF e outros locais. A polícia começou a avançar lentamente.
    "É um desastre, tinha que ter havido mais segurança", disse uma mulher enquanto fugia da área dos incidentes.
    (Por Patricia Avila e Guido Nejamkis)
     
     
     
    04/11/05 - Com Maradona à frente, trem anti-Bush chega a Mar del Plata - (Reuters) - Clique na imagem para ampliar
    BUENOS AIRES - Um trem especialmente fretado que partira de Buenos Aires chegou a Mar del Plata nesta sexta-feira com figuras de peso como Diego Maradona, que protestam contra a presença do presidente americano, EFEGeorge W. Bush, na Argentina.

    - Para mim é um orgulho poder estar neste trem para repudiar este lixo humano que é Bush - disse Maradona antes de embarcar no trem, que partiu por volta de 0h (horário local).

    O ex-jogador, que nos últimos dias vem criticando Bush e chegou a chamá-lo de assassino,
    garantiu que vai liderar os protestos contra o presidente dos EUA.

    Centenas de pessoas foram à estação se despedir do comboio e entoar canções contra Bush. Uma enorme torcida do Boca Juniors, o time de coração de Maradona, gritava o nome do ídolo ao ritmo de tambores.

    - Nós vamos pela dignidade. Não vamos pela violência, mas para defender o que é nosso - acrescentou o ex-jogador, que vestia uma camiseta que dizia "Stop Bush" (Parem Bush).

    Em Mar del Plata - a 400 km sul de Buenos Aires -, os 160 passageiros participarão na manhã de sexta-feira dos protestos contra Bush, que terminarão num estádio de futebol com a presença do músico cubano Silvio Rodríguez e do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

    Bush chegou na noite de quinta-feira a Mar del Plata, onde participa, com outros 33 governantes, da 4ª Cúpula das Américas, onde serão debatidos, entre outros temas, a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), uma proposta dos EUA que enfrenta resistência do Brasil e da Venezuela.

    O trem conta também com a presença do cineasta bósnio Emir Kusturica e do líder indígena boliviano Evo Morales, além de várias personalidades artísticas e políticas argentinas.

    - É o trem da revolução. Isso soa muito romântico para mim - disse Kusturica.

    O comboio foi batizado pelos organizadores de "Expresso da Alba", em referência à Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba, que em castelhano significa "alvorada"). Trata-se de um projeto defendido por Chávez para criar uma maior cooperação regional em assuntos energéticos.

    Maradona confirmou na quinta-feira que vai se encontrar com Chávez, principal adversário político de Bush na região.

    Já Morales, líder nas pesquisas presidenciais bolivianas, disse em Buenos Aires que deseja "continuar compartilhando essas lutas que vêm das comunidades".

    - Essa é a motivação e por isso estou aqui - afirmou.

    Uma multidão já chegou a Mar del Plata para a manifestação contra Bush e para a chamada "contra-cúpula", da qual participam também organizações sociais, grupos indígenas, familiares de desaparecidos e o argentino Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz.

    Para evitar incidentes violentos, como os ocorridos nas cúpulas de Quebec e Seattle, a Argentina colocou 7.000 agentes de segurança no balneário e estabeleceu um rígido cerco em torno da zona onde ocorrerá a reunião de chefes de Governo e de Estado.
     
     
     
    02/11/05 - Protestos marcam chegada de Bush à Argentina
    Mar del Plata – O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, acaba de chegar à Argentina, onde participará da 4ª Cúpula das Américas. Bush permanece em Marl de Plata até sábado, quando segue para Brasília.

    Estão agendados vários protestos para amanhã (4) diversos atos contra a presença de Bush. Devem participar do encontro o ex-jogador de futebol, Diego Maradona, e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

    Hoje dois protestos marcaram o dia em Mar del Plata. O primeiro organizado por trabalhadores desempregados, os chamados piqueteros, e outro pela organização Mães da Praça de Maio. Esta foi a primeira quinta-feira, desde 1977, que as mães não marcharam em Buenos Aires.
    Clique nas imagens para ampliar
     
     
     
    02/11/05 - Brasília - Grupo radical islâmico ameaça praticar atentados contra o Congresso Nacional - Da Coluna de Cláudio Humberto
    Órgãos de inteligência e segurança da Presidência da República e do governo Distrito Federal investigam um suposto “Grupo Radical Islâmico Brasileiro – Pela Libertação do País”, que ameaça explodir um grande shopping center de Brasília e praticar atentados contra o Congresso Nacional. Informes reservados indicam que há uma célula desse grupo em Nova Iguaçu (RJ) e outra no entorno do DF, treinada por paquistaneses.
     
     
    mail: sitepopular@sitepopular.com.br
     
    Clique leia + 1   2   3   4  
     
    09/11/05 - Manifestantes estendem bandeiras e fazem ''beijaço'' homossexual diante do Congresso - AgBR
    Brasília - Cerca de 300 gays e lésbicas estenderam bandeiras gigantes com as cores do arco-íris em frente ao Congresso Nacional. Eles participam do 12º Encontro de Gays, Lésbicas e Transgêneros, que vai de hoje (8) até sexta-feira (11) na Câmara dos Deputados.

    Os manifestantes pedem o fim do preconceito e a legalização do casamento homossexual. Além de estender as bandeiras, os homossexuais trocam beijos apaixonados no gramado do Congresso. Um dos coordenadores do movimento, Marcos Paulo, diz que a manifestação – que ganhou o apelido de "beijaço" – é uma forma de protesto pelo fato de a novela América, da Rede Globo, não ter transmitido o beijo entre dois personagens homossexuais que tinham destaque em sua trama.

    De acordo com Marcos Paulo, a autora da trama, Glória Perez, escreveu a cena do beijo, mas esta foi
    Wilson Dias/ABr - Clique para ampliarcensurada pela direção da Rede Globo. "Como não teve o beijo dos atores na novela, vamos mostrar beijos com pessoas reais e que se amam", sintetizou o coordenador.

    A Associação Brasileira dos Homossexuais estima que 10% da população do país se compõe de gays e lésbicas.
     
    Clique na imagem para ampliar
     
     
     
    07/11/05 - Bush defende implantação da Alca no último discurso que fez no Brasil   -  Carolina Pimentel  Ag. BR
    Brasília - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, falou sobre a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) no último discurso que fez no Brasil. Segundo o líder norte-americano, os Estados Unidos querem "aliviar as dívidas das nações mais pobres" e "criar oportunidades" em todo o continente americano, mas isso só será possível com um "amplo acordo comercial".

    Para Bush, a Alca será uma forma do continente americano competir com a China e a Índia. Ele disse ainda que gostou da conversa que teve com o presidente Lula para tornar a proposta uma "realidade".

    O presidente norte-americano falou também sobre a rodada de Doha, reunião comercial entre diversos países marcada para dezembro em Hong Kong. De acordo com ele, o êxito da rodada irá abrir mercados para os países em desenvolvimento e retirará milhões de pessoas da pobreza. "Precisamos levar as negociações de Doha ao êxito. Há muito em jogo e todos vão ganhar", afirmou para uma platéia de empresários, ministros e empresários.

    Bush afirmou ainda que concorda com Lula de que é preciso reduzir os subsídios agrícolas. De acordo com ele, os Estados Unidos apresentaram à Organização Mundial do Comércio (OMC) uma proposta "ambiciosa" de diminuir drasticamente os subsídios em uma primeira fase e eliminá-los em um período de 15 anos. "Os países que adotam o comércio livre se desenvolvem com mais facilidade que aqueles que adotam o protecionismo."

    Antes, em outro discurso, Bush havia condicionado a diminuição dos subsídios agrícolas norte-americanos à diminuição desses subsídios na Europa.
     
     
     
    04/11/05 - Alceu Valença faz show e protesto contra Bush nas ruas de Brasília
    Sinval Neto Do CorreioWeb
    O cantor e compositor Alceu Valença se juntou aos grupos insatisfeitos com a visita de George W. Bush Paulo de Araujo/CB - Clique para ampliarao Brasil em Brasília. Um dia antes de se apresentar no Minas Tênis Clube, no show Encontro de Gerações, o músico decidiu protestar contra os atos do presidente norte-americano. O artista foi até a Rodoviária do Plano Piloto e, de cima de um trio-elétrico, cantou uma música feita especialmente para o homem que ordenou a invasão do Iraque. Segundo a letra do forró do “rala-bush”, enquanto o americano “brinca de guerra, Alceu brinca de fazer neném”.

    Com sua arte e irreverência, o músico conseguiu chamar a atenção de quem passava pelo local. Muitos pararam para assistir e logo cantaram em coro o refrão da música. Segundo Alceu, o protesto foi uma maneira de mostrar indignação. “Essa guerra no Iraque é uma coisa execrável. Além disso, os Estados Unidos não respeitam o meio ambiente e estão destruindo o planeta”, declarou.

    A manifestação foi organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), juntamente com movimentos estudantis. Segundo um diretores da CUT, Afonso Magalhães, Alceu ficou sabendo do ato e procurou o diretório para se aliar aos protestos.

    Além de música e protesto, os manifestantes recolheram assinaturas pedindo que haja uma punição ao presidente americano pelas mortes ocorridas no Iraque. “Ele cometeu diversos crimes contra a humanidade”, disse Magalhães.

    O advogado Domingos Batista, de 80 anos, passou pelo local na hora do protesto e decidiu assinar o documento. “Ele (Bush) tem que ser punido pelo genocídio que já provocou até agora. Além de matar diversos iraquianos, ele também mata seu próprio povo, pois milhares de soldados americanos já morreram por causa dessa guerra tola”, disse.

    Veja a letra do "forró rala-Bush":

    Oh, Bush, Bush, Bush
    O que é que o Bush tem
    O Bush faz a guerra
    Que vamos fazer, meu bem?

    O Bush quer petróleo
    Não respeita o ambiente
    Não assina protocolo
    De Kioto, minha gente

    Eu prefiro o "Rala Bucho"
    Pois com ele me dou bem
    O cowboy brinca de guerra
    Brinco de fazer neném


    (paródia de Alceu Valença)
     
     
     
    04/11/05 - Manifestantes anti-Bush incendeiam prédios na Argentina
    MAR DEL PLATA, Argentina (Reuters) - Manifestantes de partidos de esquerda, anarquistas e organizações estudantis incendiaram na sexta-feira um banco e lojas na cidade argentina de Mar del Plata, onde acontece uma cúpula de presidentes com a presença de George W. Bush.
    Com seus rostos cobertos, os manifestantes queimaram uma tela de nylon com as cores da bandeira dos Estados Unidos, mas quando tentaram se aproximar das valas de segurança que isolam a área da cúpula, EFE - Clique para ampliarforam rapidamente reprimidos com gás lacrimogêneo lançado pela polícia, e se dispersaram.
    Na sua fuga, começaram a destruir as lojas e prédios comerciais que encontravam pela frente. Incendiaram uma sucursal do Banco de Galicia, uma loja da Telefónica e da operadora de telefonia celular CTI Móvil.
    Também destruíram um posto de gasolina da Repsol YPF e outros locais. A polícia começou a avançar lentamente.
    "É um desastre, tinha que ter havido mais segurança", disse uma mulher enquanto fugia da área dos incidentes.
    (Por Patricia Avila e Guido Nejamkis)
     
     
     
    04/11/05 - Com Maradona à frente, trem anti-Bush chega a Mar del Plata - (Reuters) - Clique na imagem para ampliar
    BUENOS AIRES - Um trem especialmente fretado que partira de Buenos Aires chegou a Mar del Plata nesta sexta-feira com figuras de peso como Diego Maradona, que protestam contra a presença do presidente americano, EFEGeorge W. Bush, na Argentina.

    - Para mim é um orgulho poder estar neste trem para repudiar este lixo humano que é Bush - disse Maradona antes de embarcar no trem, que partiu por volta de 0h (horário local).

    O ex-jogador, que nos últimos dias vem criticando Bush e chegou a chamá-lo de assassino,
    garantiu que vai liderar os protestos contra o presidente dos EUA.

    Centenas de pessoas foram à estação se despedir do comboio e entoar canções contra Bush. Uma enorme torcida do Boca Juniors, o time de coração de Maradona, gritava o nome do ídolo ao ritmo de tambores.

    - Nós vamos pela dignidade. Não vamos pela violência, mas para defender o que é nosso - acrescentou o ex-jogador, que vestia uma camiseta que dizia "Stop Bush" (Parem Bush).

    Em Mar del Plata - a 400 km sul de Buenos Aires -, os 160 passageiros participarão na manhã de sexta-feira dos protestos contra Bush, que terminarão num estádio de futebol com a presença do músico cubano Silvio Rodríguez e do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

    Bush chegou na noite de quinta-feira a Mar del Plata, onde participa, com outros 33 governantes, da 4ª Cúpula das Américas, onde serão debatidos, entre outros temas, a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), uma proposta dos EUA que enfrenta resistência do Brasil e da Venezuela.

    O trem conta também com a presença do cineasta bósnio Emir Kusturica e do líder indígena boliviano Evo Morales, além de várias personalidades artísticas e políticas argentinas.

    - É o trem da revolução. Isso soa muito romântico para mim - disse Kusturica.

    O comboio foi batizado pelos organizadores de "Expresso da Alba", em referência à Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba, que em castelhano significa "alvorada"). Trata-se de um projeto defendido por Chávez para criar uma maior cooperação regional em assuntos energéticos.

    Maradona confirmou na quinta-feira que vai se encontrar com Chávez, principal adversário político de Bush na região.

    Já Morales, líder nas pesquisas presidenciais bolivianas, disse em Buenos Aires que deseja "continuar compartilhando essas lutas que vêm das comunidades".

    - Essa é a motivação e por isso estou aqui - afirmou.

    Uma multidão já chegou a Mar del Plata para a manifestação contra Bush e para a chamada "contra-cúpula", da qual participam também organizações sociais, grupos indígenas, familiares de desaparecidos e o argentino Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz.

    Para evitar incidentes violentos, como os ocorridos nas cúpulas de Quebec e Seattle, a Argentina colocou 7.000 agentes de segurança no balneário e estabeleceu um rígido cerco em torno da zona onde ocorrerá a reunião de chefes de Governo e de Estado.
     
     
     
    02/11/05 - Protestos marcam chegada de Bush à Argentina
    Mar del Plata – O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, acaba de chegar à Argentina, onde participará da 4ª Cúpula das Américas. Bush permanece em Marl de Plata até sábado, quando segue para Brasília.

    Estão agendados vários protestos para amanhã (4) diversos atos contra a presença de Bush. Devem participar do encontro o ex-jogador de futebol, Diego Maradona, e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

    Hoje dois protestos marcaram o dia em Mar del Plata. O primeiro organizado por trabalhadores desempregados, os chamados piqueteros, e outro pela organização Mães da Praça de Maio. Esta foi a primeira quinta-feira, desde 1977, que as mães não marcharam em Buenos Aires.
    Clique nas imagens para ampliar
     
     
     
    02/11/05 - Brasília - Grupo radical islâmico ameaça praticar atentados contra o Congresso Nacional - Da Coluna de Cláudio Humberto
    Órgãos de inteligência e segurança da Presidência da República e do governo Distrito Federal investigam um suposto “Grupo Radical Islâmico Brasileiro – Pela Libertação do País”, que ameaça explodir um grande shopping center de Brasília e praticar atentados contra o Congresso Nacional. Informes reservados indicam que há uma célula desse grupo em Nova Iguaçu (RJ) e outra no entorno do DF, treinada por paquistaneses.
     
     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário