Siga-me no twitter: Marcos_Tadeu_C

terça-feira, 7 de junho de 2011

Agenda

junho 2011
S T Q Q S S D
« mai    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

292
Unique
Visitors
Powered By Google Analytics

Contador

clima

Mais Lidos

Site Meter

NetworkedBlogs

Posts Tagged ‘Estação Espacial Internacional’

Pouso Noturno Marcou o Retorno do Endeavour Para Casa

terça-feira, junho 7, 2011 posted by sacani
Endeavour
EndeavourO Ônibus Espacial Endeavour já está em casa descansando há uma semana, mas as belas imagens de seu pouso continuam vivas na nossa memória. Em um raro pouso noturno o Endeavour aterrissou no Cabo Canaveral na Flórida terminando assim 16 dias da sua última missão no espaço que incluiu uma visita à estação espacial. No total, o Endeavour fez 25 voos desde que foi lançado pela primeira pela NASA em 1992 e totalizou 299 dias no espaço. A próxima missão do Endeavour será ficar em exposição no California Science Center. Na mesma noite em que o Endeavour pousou, outro ônibus espacial, o Atlantis era conduzido, ou melhor, “rolado”, para a base de lançamento para os preparativos da última missão de um ônibus espacial. O lançamento do Atlantis está planejado para acontecer no dia 8 de Julho de 2011.
Fonte:

O Céu Estrelado do Endeavour

quinta-feira, junho 2, 2011 posted by sacani
Endeavour
EndeavourEssa luminosa visão noturna do ônibus espacial Endeavour acoplado com a Estação Espacial Internacional pela última vez foi registrada no dia 28 de Maio de 2011. Orbitando a Terra a uma altura de 350 km o compartimento de carga do Endeavour é iluminado à medida que ele viaja através da sombra da Terra a uma velocidade de 27000 milhas por hora. No topo da imagem, o braço robótico que manipula a carga na estação chamado de Dextre tem a sua silhueta destacada. O movimento durante a foto de longa exposição produz as listras no fundo estrelado e nas luzes das cidades que aparecem no escurecido planeta Terra abaixo. Após completar 16 dias de missão o Endeavour pousou no Kennedy Space Center da NASA, às 3:35 da manhã hora de Brasília do dia 1 de Junho de 2011.
Fonte:

Endeavour
EndeavourNa foto acima pode-se ver um rastro de vapor formado quando o Endeavour se aproximava da pista de pouso Runway 15 no Shuttle Landing Facility do Kennedy Space Center da NASA na Flórida pela última vez. O Endeavour pousou às 3:35 da manhã hora de Brasília do dia 1 de junho de 2011, finalizando a missão STS-134, que durou 16 dias e teve como comandante Mark Kelly. Durante essa missão a tripulação do Endeavour instalou o Alpha Magnetic Spectrometer na Estação Espacial Internacional.
Endeavour
O Endeavour passou no total 299 dias no espaço, viajou mais de 122.8 milhões de milhas e cumpriu 25 missões, a sua primeira missão foi lançada em 7 de Maio de 1992.
Endeavour
A última tripulação a cumprir uma missão a bordo do Endeavour posa acima para uma foto. Da esquerda para a direita temos o astronauta da Agência Espacial Europeia, Roberto Vittori, e os astronautas da NASA Gregory H. Johnson, pilot, Mark Kelly, o comandante, Michael Fincke , Greg Chamitoff e Andrew Feustel como especialistas de missão. A última missão do Endeavour visitou a Estação Espacial Internacional e durou 16 dias.
Fonte:
Endeavour
EndeavourNa madrugada do dia 1 de Junho de 2011, por volta das 3:35 da manhã, hora de Brasília, o Ônibus Espacial Endeavour fez seu último pouso no Kennedy Space Center finalizando assim sua última missão. O Endeavour passou um total de 299 dias no espaço. Aqui um resumo por meio de vídeos do que foi o último dia do Endeavour e da tripulação da chamada missão STS-134 no espaço.
No início do dia, o comandante Mark Kelly prestou um tributo ao Endeavour pela contribuição que esse veículo espacial deu ao mundo e à era de voos espaciais do ser humano. Se juntou a ele todos os membros da tripulação da missão STS-134.
No espaço, o sentido de dia e noite perde um pouco o senso comum a que estamos acostumados. Mas digamos que para acordar para o grande dia, o dia de pousar e voltar para casa, os astronautas da missão STS-134 começaram esse que foi o 17˚ dia de missão ao som de uma música escrita pelo grupo Stormy Mondays.
Então na madrugada do dia 1 de Junho de 2011, o Endeavour pousou a noite no Kennedy Space Center. Tudo bem, que as imagens de um pouso noturno são restritas se comparadas com as imagens de um pouso diurno. Mas existem determinadas peculiaridades que só se podem ser vistas em um pouso noturno. Uma delas são as imagens em infravermelho que mostram o ônibus espacial de um ponto de vista totalmente diferente. A segunda coisa interessante em um pouso noturno é a oportunidade de ver o descarregamento da unidade auxiliar de energia, na verdade é algo assustador, pois logo que pousa o ônibus espacial apresenta um fogo saindo de sua cauda, mas esse fogo é totalmente normal. Essas duas impressões não se tem em um pouso diurno. O Endeavour finalizou sua participação no programa do ônibus espacial com 25 missões.
Interessante também é ver a reação na sala de controle, ou mais especificamente a reação do Entry Flight Control Team, no Johnson Space Center da NASA durante o retorno da missão STS-134 que trouxe são e salvo o Endeavour e seus tripulantes de volta a Terra. Isso é como se fosse os bastidores do pouso do ônibus espacial. Parabéns Endeavour, sentiremos saudades. Descanse em paz.
Endeavour
EndeavourTendo como plano de fundo uma visão da Terra a noite com as luzes das cidades iluminando a paisagem e com o céu estrelado, o Ônibus Espacial Endeavour é fotografado ainda acoplado a Estação Espacial Internacional no dia 28 de Maio de 2011. Os astronautas da missão STS-134 deixaram a estação no dia 29 de Maio de 2011 após instalarem com sucesso o Alpha Magnetic Spectrometer e realizar quatro caminhadas espaciais nessa que é a última missão do Endeavour.
Endeavour
Nessa outra imagem feita de outro ponto de vista pela tripulação da Expedição 28 da Estação Espacial Internacional, o Ônibus Espacial Endeavour é visto com a atmosfera da Terra e com o céu estrelado de fundo para a bela imagem, nos momentos finais em que o Endeavour ainda estava acoplado a estação.
O Endeavour se desacoplou da estação e deve pousar no dia 1 de Junho de 2011 às 3:35 hora de Brasília no Kennedy Space Center.
Fonte:
EndeavourO ônibus espacial Endeavour se desacoplou da Estação Espacial Internacional às 00:55 hora de Brasília do dia 30 de Maio de 2011, finalizando assim a sua estada de 11 dias, 17 horas e 41 minutos no laboratório orbital.
O piloto Greg Johnson na sala de controles voou o Endeavour em círculos ao redor da estação em distâncias de aproximadamente 450 até 650 pés. O comandante Mark Kelly conversou com o controle da missão e disse que eles podia ver o detector de partículas físicas de 2 bilhões de dólares, Alpha Magnetic Spectrometer que o Endeavour colocou em funcionamento.
Após voar ao redor da estação e da queima de separação, Kelly assumiu os controles para um teste do sistema de aproximação e acoplagem automatizado chamado STORRM que é a sigla para Sensor Test for Orion Relative Navigation Risk Mitigation. O Endeavour se moveu aproximadamente 20000 pés acima e além da estação e então apontou para baixo para começar a trajetória de volta para casa.
STS-134Os seis membros da tripulação da missão STS-134 se juntam aos três residentes da Estação Espacial Internacional (ISS) para a solenidade de despedida. Log mais eles darão início a perna final da missão.

ISS
ISSFoto histórica mostra os astronautas Rick D. Husband e Tamara E. Jernigan ajustando a escotilha para o nodo Unit durante a missão STS-96, a primeira missão de um ônibus espacial a se acoplar à Estação Espacial Internacional.
A tarefa foi parte de um esforço geral de sete membros da tripulação para preparar a porção existente da Estação Espacial Internacional (ISS). Lançada em 27 de Maio de 1999, o ônibus espacial Discovery que cumpriu a missão STS-96 foi o segundo voo a agrupar partes da ISS e o primeiro ônibus espacial a se acoplar com sucesso à ISS.
Fonte:

` StatCounter - Free Web Tracker and Counter 
SEO Powered By SEOPressor
Better Tag Cloud
`
StatCounter - Free Web Tracker and Counter 
SEO Powered By SEOPressor
Better Tag Cloud
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário