Siga-me no twitter: Marcos_Tadeu_C

terça-feira, 7 de junho de 2011

You are currently browsing the archives for the Notícias Rápidas category.

Agenda

junho 2011
S T Q Q S S D
« mai    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

292
Unique
Visitors
Powered By Google Analytics

Contador

clima

Mais Lidos

Site Meter

NetworkedBlogs

Archive for the ‘Notícias Rápidas’ Category

Não há nenhuma dúvida de que a ciência lunar evoluiu muito ultimamente, nada como observar as belas imagens de alta resolução que sondas como a LRO são capazes de fazer. Porém muito da ciência lunar e muitas explicações que são dadas às imagens de alta resolução, não são novas, são na verdade descrições feitas por experientes pesquisadores que há muitos anos pesquisam o nosso satélite. Muitas das descrições e análises usadas atualmente são encontradas em livros clássicos da Lua da década de 60, ou até mesmo livros bem anteriores, como por exemplo livros do ano de 1895. Esses livros não tinham como usar a alta tecnologia disponível hoje em dia, mas usavam do conhecimento geológico, estrutural e da imaginação de seus autores. Um desses clássicos livros é o The Moon de Elger, esse livro é de 1895 e apresenta quatro mapas representando os quadrantes da Lua e cada feição observada é descrita com uma riqueza de detalhes impressionante para a época. A figura abaixo mostra um desses quadrantes que aparecem no livro de Elger.
Outro livro importante em contar a história da Lua é o livro de Goodacre, chamado The Moon também, esse livro é de 1931 e possui 25 mapas de seções lunares e até hoje tem uma utilidade incrível para descrever as feições observadas no nosso satélite. Além de mapas completos existem ainda mapas de determinadas feições especiais que são explicadas em detalhe. A próxima figura mostra um exemplo retirado do livro de Goodacre. Infelizmente, nenhum desses livros está em formato digital, e dificilmente se encontra uma versão deles para se vender em alguma lugar, quem os tem trata deles com muito carinho e muita atenção.
Fica aqui a mensagem, as vezes ficamos escravo de tanta tecnologia, sem se lembrar que muitas das coisas usadas hoje foram desenvolvidas numa época em que uma calculadora com as quatro operações era o que se tinha de mais alta tecnologia. Ainda bem, que nesse período houve um desenvolvimento gigantesco das idéias e dos conceitos, quase todos usados hoje para auxiliar na explicação dos dados obtidos com a mais potente tecnologia existente.
Fonte:
Technorati Tags: , , ,

URGENTE – Meteoro Caiu na Colômbia

segunda-feira, setembro 6, 2010 posted by sacani

Autoridades colombianas confirmaram que a bola de fogo gigante caiu do céu na região de Santander foi um meteorito.
A imprensa colombiana está repleta de depoimentos das testemunhas oculares que viram a bola de fogo, a qual caiu do céu e causou uma impressionantes explosão as 3:15 PM hora local do Domingo, dia 5 de Setembro de 2010.
Acredita-se que esse fenômeno é mesmo um meteorito e que deixou uma cratera de 100 metros de diâmetros onde ele caiu no município de San Joaquim em Santander.
Helicópteros da força aérea colombiana foram designados para sobrevoar a vizinhança para tentar localizar a fonte da explosão.
O diretor da Universidade do Observatório Astronômico de Nariños, Alberto Quijano, disse que acredita que o objeto era mesmo um meteorito.
Nas áreas rurais de Santander, a polícia recebeu relatos de que a explosão havia estilhaçado vidros de casas na região.
[youtube width="739" height="615"]http://www.youtube.com/watch?v=n7k9LcSNQ2Q[/youtube]
[youtube width="739" height="615"]http://www.youtube.com/watch?v=lrQCY3PPo0E[/youtube]
Technorati Tags:
A tecnologia da NASA usada para procurar água em Marte poderá ser usada para detectar água escondida a mais de uma milha de profundidade nos massivos desertos que cobrem o Oriente Médio e o norte da África.
O cientista planetário da NASA Essam Heggy, membro do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, disse na conferência em Alexandria no Egito, que a escassez de água em futuro próximo poderá disparar conflitos por esse bem na região.
A medida que o aquecimento global continua, a tecnologia poderia eventualmente ajudar a paralisar um potencial conflito por água. Análises da NASA, por exemplo, mostraram que uma região especialmente árida de Darfur no Sudão está localizada acima de vales e lagos que possuem 6000 anos de idade.
Fonte:
Technorati Tags: , ,

Missão Kepler da NASA Celebra um Ano no Espaço

sexta-feira, março 5, 2010 posted by sacani
Há um ano nessa semana a missão Kepler da NASA era lançada à escuridão do espaço, deixando uma luz no que pode ser o começo da busca de outros mundos parecidos com a Terra.
“Foi um lançamento impressionante”, lembra o gerente de projeto James Fanson do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.
Seguido ao espetacular lançamento noturno a partir da Estação de Cabo Canaveral, a bordo do foguete United Launch Alliance Delta II, na noite de 6 de Março de 2009, pôde-se ouvir os gritos de alegria da equipe de cientistas envolvidos no projeto.
“Agora vai começar a diversão”, disse William Borucki. Desde que a pesquisa começou a caça da NASA por exoplanetas tem alcançado significante sucesso em tentar responder a questão atemporal: Nós estamos sozinhos na nossa galáxia? Há dois meses, os cientistas do Kepler anunciaram a descoberta de cinco grandes exoplanetas (planetas localizados fora do Sistema Solar) denominados de Kepler 4b, 5b, 6b, 7b e 8b.
A missão do Kepler foi planejada para realizar a observação de mais de 150000 estrelas de maneira continua e simultânea buscando por sinais de planetas que tenham o mesmo tamanho da Terra até Novembro de 2010. Alguns desses planetas, espera-se que habitem a chamada zona habitável, uma região quente, onde a água em estado líquido poderia estar depositada na superfície.
Fonte:
Technorati Tags: ,

Imagem de Radar Mostra Gelo Enterrado no Solo Marciano

terça-feira, março 2, 2010 posted by sacani
Um mapeamento extensivo feito por radar da região de latitude intermediária no hemisfério norte de Marte, mostrou que uma espessa massa de gelo enterrada é muito comum de ser encontrada abaixo de uma cobertura protetora de rochas.
A habilidade da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA de continuar mapeando as localizações dessas geleiras escondidas e de vales cobertos de gelo – primeiro confirmado por radar a dois anos atrás – adiciona pistas sobre como esses depósitos podem ter sido deixados intocados quando camadas de gelo regionais recuaram.
Os depósitos de gelo em subsuperfície estendem-se por centenas de quilômetros, numa região chamada de Deuteronilus Mensae, localizada aproximadamente a meio caminho entre o equador e o pólo norte marciano. Jeffrey Plaut do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) e seus colegas prepararam um mapa da região confirmando a presença de gelo, para ser apresentado na 41º Conferência de Ciência Lunar e Planetária próximo a Houston.
O instrumento de Radar Raso a bordo realizou mais de 250 observações da área de estudo que tem o tamanho da Califórnia.
“Nós mapeamos toda a área com uma alta densidade de cobertura”, disse Plaut. “Não são feições isoladas. Nesta área, o radar detectou uma espessa camada de gelo em subsuperfície em várias regiões”. As localizações mais comuns são em vales e crateras além de escarpas e platôs.
Plaut diz que, “A hipótese é que toda a área foi coberta por uma camada de gelo durante um período climático diferente, e quando o clima se tornou seco, esses depósitos continuaram a existir somente onde eles possuíam uma cobertura de rochas que protegia o gelo da ação da atmosfera”.
Os pesquisadores planejam continuar com o mapeamento. Essas massas de gelo enterradas são uma fração significante do gelo não polar conhecido de Marte. O gelo pode conter um registro de condições ambientais na mesma época da deposição e do fluxo, fazendo dessas massas de gelo um possível alvo para futuras missões que tenham a capacidade de escavar o terreno.
Technorati Tags:

Esconde-Esconde entre Galáxias: Lente Gravitacional

terça-feira, março 2, 2010 posted by sacani
O sistema galáctico B1608+656 bloqueia a luz de galáxias mais distantes e faz com que essa luz tenha que rodear esse bloqueio. Mas ao invés de ter uma única passagem, a luz pode curvar-se e rodear o objeto em uma duas e até quatro rotas diferentes, essa duplicação ou quadruplicação de informação é recebida pelos cientistas. A medida que o brilho do núcleo da galáxia ao fundo flutua, os físicos podem medir a declinação e fluxo de luz das quatro passagens distintas. Isso é o que se chama de uma lente gravitacional e é muito importante, pois por meio dela é possível determinar de forma mais precisa a constante de Hubble que está fortemente relacionada com a idade e com o tamanho do universo.
Fonte:

Terremoto do Chile Pode Ter Encurtado os Dias na Terra

terça-feira, março 2, 2010 posted by sacani
Quão grande foi o terremoto de magnitude 8.8 no Chile? Um cientista disse que esse tremor pode afetar de forma global o planeta desviando o eixo de rotação da Terra. E com isso pode ter encurtado o dia na Terra em 1.26 microssegundos. Usando um complexo modelo matemático o pesquisador do JPL Richard Gross calculou como a rotação da Terra deveria ter se alterado como resultado do terremoto de 27 de Fevereiro de 2010. Se isso está correto, o terremoto deve ter movido o eixo da Terra em 2.7 mili-arcos de segundos, em torno de 8 cm.
O eixo de rotação da Terra não coincide com o eixo norte-sul, eles possuem um afastamento de aproximadamente 10 metros. A título de comparação Gross disse que o mesmo modelo foi aplicado para estimar as conseqüências do terremoto de 9.1 de 2004 ocorrido em Sumatra, chegando a um resultado de desvio do eixo de 2.32 mili-arcos de segundos, ou 7 cm e um encurtamento no dia em 6.8 microssegundos.
Gross disse que mesmo sendo o terremoto chileno muito menor que o da Sumatra de 2004, é previsto que ele tenha alterado um pouco mais o eixo da Terra por dois motivos. Primeiro diferente do terremoto de 2004 que se localizou próximo ao equador, o terremoto de 2010 no Chile se localizou nas latitudes intermediárias da Terra, o que faz com que ele seja mais efetivo em alterar o eixo da Terra.
Segundo, a falha responsável pelo terremoto do Chile, mergulha no interior da Terra com um ângulo ligeiramente mais inclinado do que a da falha da Sumatra. Isso faz com que a falha do Chile seja mais eficiente em movimentar a massa da Terra verticalmente e então mais efetiva na alteração do eixo da Terra.
Gross ainda disse que as previsões podem mudar a medida que os dados sobre o terremoto fiquem mais refinados.
Fontes:
Technorati Tags: ,

Radar da NASA Encontra Gelo no Pólo Lunar

segunda-feira, março 1, 2010 posted by sacani
Usando dados do radar da NASA que está a bordo da sonda indiana Chandrayaan-1, os cientistas detectaram depósitos de gelo próximo ao pólo norte lunar. O instrumento Mini-SAR da NASA, um radar peso leve de abertura sintética, encontrou mais de 400 crateras com gelo de água. Essas crateras possuem um tamanho entre 2 e 15 Km de diâmetro. Embora a quantidade total de gelo dependa da espessura de cada cratera, estima-se que deve ter 600 milhões de toneladas cúbicas de gelo na Lua.
“As imagens provenientes das múltiplas medidas e os resultados dos dados dos instrumentos das missões lunares, indicam que a criação, migração, deposição e retenção da água está ocorrendo na Lua”, disse Paul Spudis, principal cientista do experimento Mini-SAR no Instituto Planetário e Lunar de Houston. “As novas descobertas mostram que Lua é mais interessante e atrativa cientificamente, para a exploração e para destinos operacionais do que as pessoas pensavam antes”.
Durante o ano passado, o Mini-SAR mapeou as crateras localizadas na região polar permanentemente escura, não visível da Terra. O radar usou propriedades de polarização das ondas de radio emitidas para caracterizar as propriedades da superfície. Os resultados desse mapeamento mostram que os depósitos possuem características no radar semelhantes ao gelo.
“Após analisar os dados, nossa equipe de cientistas determinou uma forte indicação de gelo, um achado que dará a futures missões um novo alvo para exploração e explotação”, disse Jason Crusan.
Os resultados do Mini-SAR estão sendo publicados no Geophysical Research Letters. Os resultados são consistentes com os recentes achados de outros instrumentos da NASA e adiciona muito no entendimento das múltiplas formas que a água pode ser encontrada na Lua. A sonda Moon Mineralogy Mapper da NASA descobriu moléculas de água nas regiões polares da Lua, enquanto que vapor d’água foi detectado pela sonda Lunar Crater Observation and Sensing Satellite ou LCROSS da NASA.
O Mini-SAR e o Moon Mineralogy Mapper são dois dos 11 instrumentos a bordo da sonda Indiana Chandrayaan-1. O Laboratório de Física Aplicada em Laurel realize a integração final e testa os resultados do Mini-SAR. Esse instrumento foi construído pelo Naval Air Warfare Center em China Lake com a colaboração de outras instituições comerciais e governamentais.
Fontes:
Technorati Tags: ,

Missão Cassini em Saturno Estendida até 2017

segunda-feira, março 1, 2010 posted by sacani
Cassini, a sonda que está orbitando Saturno  e suas luas desde 2004, irá ficar em operação até 2017, anunciou a NASA em 3 de Fevereiro de 2010. A missão foi originalmente planejada para ser encerrada no final de 2008, e já tinha sido estendida até 2010. Um orçamento de 60 milhões de dólares por ano, irá permitir que a Cassini cumpra a missão Solstício estudando o planeta Saturno quando for verão no hemisfério norte. O novo planejamento inclui 155 órbitas ao redor do planeta , 54 sobrevôos  sobre Titã e 11 sobrevôos sobre o congelado Encélado.
Fonte: Revista Nature
Technorati Tags: , , ,

Terremoto do Chile: Por que a Tsunami não foi Destruidora

segunda-feira, março 1, 2010 posted by sacani
Enquanto um enorme terremoto ao longo da costa do Chile disparou uma tsunami que se moveu na velocidade de um jato através do Ocenao Pacífico em 27 de Fevereiro de 2010, o evento, foi menor do que os cientistas esperavam. Alguns especialistas previam que o evento pudesse produzir ondas de tsunami com 9 pés de altura. Com uma magnitude de 8.8, esse terremoto está entre os maiores já registrado. Então, por que a tsunami resultante não foi um mega evento? “É muito cedo para sabermos ao certo”, disse Anne Sheehan, geóloga da Universidade do Colorado em Boulder.
“Esse foi um terremoto realmente grande, raso e na costa”, disse Sheehan. “Esse tipo de terremoto pode gerar uma grande tsunami se ele deslocar uma grande área do assoalho oceânico verticalmente. Pode ser que a maior parte do deslocamento causado pelo terremoto tenha acontecido abaixo do assoalho oceânico, e a ruptura no fundo do mar não foi tão grande quanto a esperada para um tremor dessa magnitude”. Sheehan disse que o terremoto chileno teve uma energia mais de 400 vezes a energia do terremoto recente ocorrido no Haiti. “Foi um terremoto verdadeiramente grande em termos de energia, o maior do mundo desde o da Sumatra em 2004 e o quinto maior desde 1900”, disse ela.
O terremoto que gerou a grande tsunami no Oceano Índico em 2004 lançou uma energia estimada em 23000 vezes a energia de uma bomba como a que caiu em Hiroshima, de acordo com o USGS. O terremoto do Chile de 8.8 gerou uma energia de 20 bilhões de toneladas de TNT, ou 400 vezes mais energia do que a maior bomba atômica já detonada, a Bomba Tsar, um teste de 50 megaton feito pela Rússia em 1961.
O Chile está localizado no famoso Anel de Fogo, que vai para o norte desde América do sul até as Ilhas Aleutas e se fecha com Japão, Indonésia e Nova Zelândia. A zona de falha do terremoto do Chile é extremamente longa, centenas de milhas, apontando para o potencial da região para outros terremotos.
“Esse enorme terremoto no Hemisfério Sul tem um potencial de causar tsunamis em todo o anel do Pacífico”, disse Sheehan. “Felizmente, as pessoas tem um entendimento muito maior desse fenômeno hoje em dia. Antes de 2004, muitas pessoas não sabiam o que era uma tsunami”.
Sheehan disse que acredita que as lições aprendidas pelos especialistas chilenos no maior terremoto já registrado de 9.5 e nos terremotos ocorridos nas décadas subseqüentes, fez com que eles gerassem um conjunto de códigos que podem ser usados para salvar muitas vidas. “A quantidade de mortos esperados é muito menor que no Haiti, um exemplo de que a mitigação de esforços pode ser realmente efetiva”.
Lições aprendidas com o fenômeno de 2004 também permitem aos oficiais enviarem avisos antecipados e iniciar a desocupação de lugares ameaçados. Agora, está se aprendendo cada vez mais sobre a natureza dos tsunamis, e com isso as previsões futuras irão melhorar.
Mapa de previsão de chegada de tsunami.
Bóia do sistema de aviso sobre tsunamis.
Uma das primeira fotos do terremotos recebida via twitter.
Mapa de previsão das ondas causadas por tsunami.


Fontes:
Technorati Tags: ,
` StatCounter - Free Web Tracker and Counter 
SEO Powered By SEOPressor
Better Tag Cloud
`
StatCounter - Free Web Tracker and Counter 
SEO Powered By SEOPressor
Better Tag Cloud
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário