Siga-me no twitter: Marcos_Tadeu_C

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Paciente com suspeita de Ebola tem exame negativo para o vírus na Califórnia

SACRAMENTO, Estados Unidos (Reuters) - Um paciente de um hospital da Califórnia com suspeita de ter contraído Ebola depois de viajar para a África Ocidental e apresentar sintomas da doença teve resultado negativo para o vírus mortal, disseram autoridades de saúde pública e do hospital nesta sexta-feira.
O resultado negativo foi divulgado um dia depois de o paciente ter sido transferido para uma unidade especial de isolamento no centro médico da Universidade Califórnia-Davis.
Não ficou claro se o paciente recebeu alta após o diagnóstico.
Mas Laura McCasland, porta-voz do Departamento de Saúde Pública de Sacramento, que realizou os testes em seu próprio laboratório, disse que os resultados eram conclusivos.
(Por Sharon Bernstein; com reportagem adicional de Steve Gorman em Los Angeles)

Ofensiva do Estado Islâmico mata um general curdo e oito soldados no Iraque

Uma série de ataques realizados por milícias do grupo extremista Estado Islâmico mataram um general do exército curdo e seis soldados nesta sexta-feira, afirmaram oficiais.
Em outras partes do país, 27 pessoas morreram em ataques realizados pelos extremistas, incluindo uma explosão em um mercado de rua e um homem bomba que explodiu ao lado de um posto de vigilância controlado por milícias pró-governo.
Forças do governo e o exército curdo tentam expulsar o Estado Islâmico de Kirkuk, há cerca de 290 quilômetros de Bagdá. Hoje, um carro bomba explodiu em frente a um hotel vazio que fica ao lado do quartel policial da cidade, ferindo duas pessoas. Imediatamente, três homens entraram no prédio e começaram a atirar sobre alvos policiais e curdos. Segundo autoridades, eles morreram durante a troca de tiros.
O exército curdo afirmou mais tarde que o general peshmerga Shirko Fatih foi morto em confronto com os extremistas no sul da cidade.
A "rápida deterioração" da situação na cidade fez a missão de assistência da ONU no Iraque anunciar que iria evacuar todo o seu estafe estrangeiro. Com isso, as atividades de ajuda humanitária foram paralisadas.
Kirkuk está localizada em uma região rica em petróleo, e é habitada por árabes, curdos e turcos. Os curdos querem incorporar a cidade ao seu território autônomo no Iraque, e enfrenta forte oposição das outras etnias. Fonte: Associated Press.

Vietnã intercepta caminhão com milhares de gatos para consumo

(Foto: AFP)(Foto: AFP)
Milhares de gatos vivos, importados ilegalmente da China para o mercado vietnamita, foram encontrados pela polícia deste país, dentro de caixas empilhadas em um caminhão, anunciaram autoridades.
A carne de gato, conhecido localmente como o "pequeno tigre", é apreciada no Vietnã, apesar do consumo estar oficialmente proibido.
O caminhão, interceptado na terça-feira, tinha quase três toneladas de gatos. O motorista confessou que comprou os animais na província chinesa de Quang Ninh, perto da fronteira com o Vietnã.

(Foto: AFP)(Foto: AFP)
Aparentemente os gatos estavam destinados aos restaurantes de Hanói, segundo a polícia. "Não sabemos o que fazer com eles, são muitos", disse um policial. A lei afirma que os produtos de contrabando devem ser destruídos.
Dezenas de restaurantes servem carne gato em Hanói, onde é pouco frequente observar algum felino livre nas ruas, já que os proprietários temem roubos. A carne de cachorro também é muito apreciada.
A alfândega confisca regularmente grandes quantidades de animais mortos, incluindo tigres, que também são utilizados na medicina tradicional vietnamita.
(Foto: AFP)

Rússia diz que armas nucleares garantem vantagem militar sobre Otan e EUA

LEIA TAMBÉM :

Por Thomas Groove
MOSCOU (Reuters) - O chefe das Forças Armadas da Rússia declarou nesta sexta-feira que um arsenal nuclear poderoso irá garantir uma superioridade militar sobre o Ocidente, no momento em que seu país se empenha em finalizar um plano multibilionário para modernizar suas forças até 2020.
A Rússia, que provavelmente entrará em recessão neste ano por conta das sanções impostas por Estados Unidos e Europa em função da crise na Ucrânia e devido à queda no preço do petróleo, precisa lidar com novas formas de agressão ocidental, o que inclui confrontos econômicos, disse o general Valery Gerasimov.
Apesar das enormes preocupações econômicas, ele afirmou que as Forças Armadas russas irão receber mais de 50 novos mísseis nucleares intercontinentais este ano.
“O apoio a nossas forças nucleares estratégicas para garantir sua alta eficiência militar, combinada a... um aumento do potencial militar das forças em geral, fará com que (os EUA e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan, na sigla em inglês) não obtenham superioridade militar sobre nosso país”, afirmou Gerasimov.
As tensões entre a Rússia e o Ocidente aumentaram como resultado do conflito no leste da Ucrânia, onde EUA e Europa sustentam que Moscou está incentivando a insurgência enviando soldados e armas, o que Moscou nega.
A Rússia tem criticado a expansão da Otan no leste europeu, e o presidente russo, Vladimir Putin, acusou o Exército ucraniano, que combate separatistas pró-Rússia no leste do país, de ser um fantoche da Otan com uma política de “contenção” da Rússia.
Aviões militares russos foram avistados com frequência cada vez maior sobre a Europa nos últimos meses. A Grã-Bretanha convocou o embaixador russo na quinta-feira para pedir uma explicação sobre dois bombardeiros russos de longo alcance que sobrevoaram o Canal da Mancha, forçando as autoridades britânicas a redirecionar a aviação civil.
A Rússia promete realizar até 2020 uma modernização militar de 286,20 bilhões de dólares concebida por Putin e não mexer nos gastos militares, mesmo em face de uma crise econômica crescente que reduziu os orçamentos de outros ministérios.
O projeto de renovação objetiva aprimorar os sistemas de armamentos russos para garantir que entre 70 e 100 por cento das armas e equipamentos das Forças Armadas tenham sido modernizados até o final da década – plano confirmado pelo miinistro da Defesa, Sergei Shoigu.